25 janeiro, 2018

Marília e Gláucia:



Querido diário:

Marilia Verissimo Veronese escreveu no Facebook momentos depois da confirmação da sentença do juiz Sérgio Moro:

Tristes tempos, patéticas togas legitimando golpes, medonha quadrilha saqueando o Brasil, juizécos cafonas de voz finíssima prestando desserviços à nação, hipócritas apoiadores da desigualdade e do ódio de classe vestindo camiseta da cbf e fingindo que são contra a corrupção. Não são. Gostam dela, gostam muito, e também da desigualdade insana e cruel. Gostam da morte de crianças pobres e descuidadas pelo Estado; são incapazes de empatia e de elaborar pensamento complexo. Falam a linguagem do cinismo (ou da burrice).

Mas há que se ter paciência nesse mundo. Há que se ter amor pela parte da humanidade que merece o amor, que sente o amor, que o pratica enquanto trabalha, fala, conta histórias, limpa casas, cuida de crianças, sente o vento no rosto. Sorri para alguém na rua, a esmo, e recebe o sorriso de volta. Somos um só, somos muitos, somos todos. Vamos reconstruir, um dia. Se não for no meu tempo de vida, não perderei a esperança, que é fonte de vida. Um dia vem. Pros netos, bisnetos... o amor continua, continuará, mesmo sem a gente. Outras líderanças, mulheres e homens valentes, virão. Devem se renovar. Poderão aprender com os erros dos anteriores, Tomara. Erro número um: não se negocia com a plutocracia, porque ela é canalha e imoral demais para isso.


E, mais ou menos simultaneamente, Gláucia Campegher, lá mesmo no Facebook, divulgou a visão de Lula:

LULA!!!!
Declarações do Presidente Lula em gigantesca manifestação realizada na noite desta quarta-feira, 24/I, no centro de São Paulo:

- as pessoas podem sair com a impressão de que esse ato aqui é de campanha. Esse ato é infinitamente maior que um ato de eleição. É um ato em defesa da soberania nacional e do Brasil!
- depois da decisão do TRF-4, sinto que as pessoas vêm me cumprimentar como se eu estivesse sofrendo...
- eu, primeiro, nunca tive nenhuma ilusão com a decisão do tribunal. Nunca!
- nenhuma ilusão com o comportamento dos juízes na Lava Jato
- porque houve um pacto entre o Judiciário e a imprensa e resolveram que era hora de acabar com o PT e com a nossa governança
- eles já não admitiam mais a ascensão social dos mais pobres
- eles não suportavam mais a escolaridade, da creche à universidiade
- não suportavam mais o Ciência sem Fronteiras
- não suportavam mais o crédito para habitação e agricultura popular
- era muita gente com carro na rua! E a culpa era da desgraça do PT que ajuda o pobre a comprar carro! Pra nós, só ônibus lotado!
- quero dizer: a decisão de hoje qualquer advogado vai dizer que eu tenho que respeitar
- até respeito a decisão. Mas não aceito a mentira pela qual eles tomaram a decisão!
- eles sabem que eu não cometi crime!
- me dispus a ficar com os juízes um dia inteiro, televisionando ao vivo, para ver se eles me mostram algum crime
- não estou preocupado se vou ser candidato ou não! Quero que eles peçam desculpas pelas mentiras que estão contando sobre mim!
- estou condenado outra vez por um desgraçado de um apartamento que não tenho!
- se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento! Aí justifica!
- já pedi para o Boulos mandar o MTST ocupar aquele apartamento!
- já que é meu, ocupem!
- não quero que ninguém fique preocupado apenas pelo Lula. Quero que a gente tenha uma preocupação com 210 milhões de brasileiros
- quero que tenham clareza de que tudo tende a piorar, quando eles consagrarem a reforma da Previdência
- o FIES está acabando
- o ProUni está diminuindo
- a massa salarial está diminuindo
- o trabalho com carteira assinada vai deixar de existir
- vai sair dos nossos direitos o que conquistamos há 60 anos
- quem tá no banco dos réus é o Lula, mas quem foi condenado é o povo brasileiro!
- um ser humano pode ser preso. Mandela ficou preso 27 anos. E nem por isso a luta dele diminuiu
- ele voltou e virou presidente da África do Sul
- aqui no Brasil, um dia um alferes chamado Tiradentes ousou pensar na independência do País. Não só o Governo o condenou, como o enforcou e o esquartejou. Penduraram sua carne nos postes para que ninguém nunca mais quisesse pensar na independência
- em 1889, Tiradentes foi o único herói nacional na Proclamação da República!
- eles têm que saber de uma vez por todas: parem com essa bobagem de achar que o Lula tem que ser condenado. O Lula é insignificante. Mas o povo brasileiro começou a mostrar que não aceita subserviência!
- hoje falaram 10 horas seguidas e não tem um crime!
- com essa história de condenar quem não cometeu crime, apenas com convicção ou com domínio do fato (ou seja, prevaleceu no mensalão... "eu não quero saber se você roubou, mas é o chefe e vai pagar o preço"), quero dizer: não sou radical; sou até moderado demais. Mas eles não estão acostumados a julgar o inocente. Pra mim, esse julgamento é uma oportunidade de viajar o Brasil e começar a discutir com o povo o que a gente já teve e pode voltar a ter!
- eu nem queria mais fazer política. Mas estou percebendo que tudo o que eles fazem é para evitar que eu seja candidato
- essa provocação é de tal envergadura que me deu uma coceirinha
- e eu agora quero ser candidato à Presidência da República! Tenho vontade de ser!
- eles podem cassar esse direito. quero disputar com eles na consciência do povo, não na caneta!
- e se eu cometi um crime, me apresente esse crime. Se me apresentarem, eu desisto de candidatura
- eu desafio eles!
- a PF, o MPF, o Moro... e desafio também os três que me julgaram: apresentem um único crime!
- esse processo está subordinado à Rede Globo, à Veja, ao Estadão, à Folha...
- eles não admitem a ascensão social
- quando criei o ProUni, eles diziam que eu iria rebaixar a Educação.
- que iria colocar gente despreparada na Universidade
- depois, os testes mostraram que os pobres bolsistas eram os melhores alunos
- acham que FIES é gasto, mas emprestar para as empresas não é...
- o melhor investimento que se pode fazer é na Educação! Para garantir a soberania!
- eles nunca se conformaram com a gente ter mandado a Alca embora e fortalecido o Mercosul
- nunca se conformaram com a nossa visita a 39 países africanos!
- diziam: o Lula deveria visitar os EUA e não a África!
- eles são complexados! Amanhã, 1h, embarco para a Etiópia para discutir o combate à fome na África
- porque o Brasil tem exemplo!
- nunca toleraram um metalúrgico entrando na História como o Presidente que mais fez Universidades! Esse analfabeto ser o que mais fez escolas técnica, que mais fez casas, mais deu aumento de salário...
- eles não podem prender o sonho de liberdade! não podem prender as ideias. o Lula é um homem de carne e osso. Podem prender o Lula, mas as ideias já estão na cabeça da sociedade brasileira!
- as pessoas já sabem que é gostoso comer bem, morar bem, viajar de avião, comprar carro novo, ter uma casa com TV, PC, telefone...
- eles pensam que nós queremos continuar comprando coisa de segunda?
- queremos nossos filhos com a mesma oportunidade dos deles! o filho da empregada tem que estar no mesmo banco de escola que a filha da patroa!
- isso eles não vão conseguir prender
- não abaixem a cabeça! Nada de ficar com "coitadinho do Lula". Levantem a cabeça! Pobre deles que pensam que prendendo o Lula acaba a luta...
- a hora não é de desistir. É de continuar a nossa trajetória para o futuro!
- eles se preparem: os partidos de esquerda vão se unificar durante a campanha
- vamos voltar não a governar, mas a cuidar desse povo com o respeito que ele merece
- cansamos de preconceito! de inveja! de ódio! queremos um país de paz
- só tem um jeito de me tirar da luta: só no dia em que eu morrer!
- enquanto esse velho coração bater, podem ter certeza de que a luta pelo povo brasileiro vai continuar!
- não desistam nunca!
- um aviso à elite: espere! Porque nós vamos voltar!
E vamos voltar a provar que esse país vai ser respeitado. Sem complexo de vira-lata. Vamos provar que o pobre não é problema, mas solução

- até a vitória!

DdAB
Imagem: queria uma ilustração bem-humorada e pedi ao Google Images "Marília e Gláucia". Veio Malharia Gláucia. Achei bom.

Nenhum comentário: