09 dezembro, 2017

Segredo do Desenvolvimento Econômico: Bill Easterly


Querido diário:
Não lembro bem onde li que Joan Robinson falou que Pirandello tem um personagem (que nunca achei em carne e osso) parece que no livro "O Falecido Matia Pascal" que falava tudo o que seu ouvinte pensava serem ideias originais do próprio ouvinte. Passou-se o mesmo comigo com relação a William Easterly: eu ia lendo e pensando: mas não fui eu mesmo que percebi estas regularidades? Também tem muita coisa a ver sobre uma de minhas melhores leituras dos últimos tempos, a dupla Acemoglu e Robinson.  Sobre Easterly já falei nele aqui.

No seu excelente "The Elusive Quest for Growth", William Easterly não consegue chegar a nenhuma receita mágica para o enriquecimento dos países, mas dedica um capítulo inteiro a ações induzidas por governos que foram capazes, ao longo da história, de enterrar o crescimento. São elas: inflação alta, altos ágios no mercado paralelo de câmbio, altos déficits de orçamento, juros reais fortemente negativos, restrições ao livre comércio, burocracia excessiva e serviços públicos inadequados. Qual minha fonte? O amigo do amigo do amigo, originando-se aqui.

Claro que fico pensando no que acontece aos países que têm:

.a. inflação rastejante
.b. taxa de câmbio próxima à de equilíbrio
.c. orçamento razoavelmente equilibrado
.d. juros próximos à taxa de lucro da economia (eles ligeiramente menores que ela)
.e. comércio internacional razoavelmente livre
.f. reduzida burocracia
.g. serviços públicos de boa qualidade.

Será que tudo isto poderia ser resumido em "boas instituições"?

DdAB
A imagem é daqui: 1024px-Easterly's_Daguerreotype_Gallery,_St._Louis,_1851. É o que de melhor achei para homenagear o velho Easterly.

Nenhum comentário: