11 junho, 2016

Esquerda, Esquerda, Como Ser Assim?


Querido diário:

Estou revigorando meu poder de crítica ao projeto de esquerda que vimos naufragar. Digo 'vimos', pois -de minha parte- nada fiz para salvá-lo, além de escrever, escrever, escrever. Cheguei a participar, há priscas eras, de um "grupo de economistas do PT" em Porto Alegre - para petistas e ampliações (meu caso).

Mas daquele grupo, poucos foram os guindados a ter opiniões ouvidas, sendo o próprio grupo dissolvido. Não nego -sem inveja- que alguns colegas foram convocados para posições tanto no ciclo do PT no governo municipal quanto nos correspondentes estadual e federal, tudo muito merecido. Mas o que não foi merecido liga-se ao destino dos ideais igualitaristas, em boa medida deixados de lado por se pensar que o programa Bolsa Família era o máximo aceito pela sociedade.

Hoje acho que o que um governo de esquerda deve fazer no Brasil é parar tudo e começar a gastar em educação: uma cruzada nacional contra a ignorância, como aquelas em casos de catástrofes nacionais. É uma catástrofe, na realidade, termos uma população tão rala em capital humano. E precisamos elevar suas qualificações se é que desejamos decência.

E, sem o mesmo romantismo, gastar em saneamento básico, uma carência tão vergonhosa deste país e agora tão visível com a proliferação das doenças do lixo transmitidas pelo mosquito que viceja nos dejetos.

DdAB

Nenhum comentário: