03 maio, 2015

Ulysses: novo caso de metempsicose


Querido diário:

Bem sabemos que Leopold era uma referência cultural para Molly. E mesmo sabemos que ela chegou a indagar-lhe sobre reencarnação, essas coisas. Espiritismo, em suma. O que ainda não fora dito é que James Joyce, ao delinear a personalidade de Molly capturou da noosfera a expressão

Molly is a singer in a band, 

que seria criada (downloaded) e usada anos depois por Paul McCartney em seu Ob-La-Di, O-Bla-Da, que é tida como co-autoria entre ele, sir Paul, e Mister Lennon.

Não seria o bastante falar em "Molly is a singer in a band"? Claro que não, pois ela e Leopold têm o que Paul designou como

[...] with a couple of kids running in the yard 
of Desmond and Molly Jones.

Claro que houve distorções nas reencarnações prévias e espíritos vagantes de sorte que a personagem que era para ser Desmond veio a chamar-se Leopold Boom. E Molly, que era para ser Jones, veio, naturalmente como consequência lógica para aqueles tempos, ser Molly Bloom.

De sua parte, that couple of kids running in the yard seriam a dupla Milly e Rudy (este morto aos 11 dias de idade). Ela, Milly, militante ativa em não muitas passagens do livro.

Que diabos de metempsicose, então, é esta? É na linha daquele autor do "Small World", cujo nome é David Lodge, que preciso voltar a palitar os dentes, pois -como sabemos- life goes on. Ele dizia que os modernos influenciaram Shakespeare não do jeito convencional, isto é, de que Shakespeare teria lido os modernos, mas que -quando lemos Shakespeare modernamente- somos forçados a entender contornos que nos foram formatados pelos críticos contemporâneos.

DdAB
Imagem aqui. É marmelada! Por aquela coisa de ler Shakespeare, especialidade de Stephen Dedalus, é que, além de ser especializado na primeira sentença, nomeadamente, "Stately, plumb Buck Mulligan, etc.", também estou me especializando nos comentadores. E em breve, vou tornar-me um, se realmente publicar todas as ideias que tenho na cabeça sobre a primeira sentença.

Nenhum comentário: