26 dezembro, 2014

Providence, Petrobrás e a Previdência


Querido diário:

O jornal de hoje (página 11) tem uma notícia informando que a cidade de Providence, nos Estados Unidos, também começou um processo contra a Petrobrás, que -com suas fraudes- tê-la-ia feito perder dinheiro. E será que a cidade americana, ao comprar ações da empresa estatal brasileira não teria pago propinas aos corretores? Nunca saberemos, a menos que abram um processo destinado a investigar as conjeturas do Planeta 23.

E que me chama a atenção? Algo engraçado a respeito destas medidas judiciais. Por um lado, se os processos cíveis servirem para desmoralizar ainda mais a combalida empresa, menos valor terão suas ações. Por outro lado, poderia algum grupo interessado em adquirir a fábrica brasileira de sinecuras desejar mesmo ver enormes perdas patrimoniais associadas ao mercado acionário e, com elas, passar a controlar a companhia. Pelo sim, pelo não, o que eu acho mesmo é que há arautos do envolvimento do governo no domínio econômico, mas não na distribuição de alimentos (restaurantes populares ou cantinas escolares) mas de gasolina e álcool combustível.

Nestes cândidos tempos de fim-de-ano e a religiosidade sazonal, nada como invocar a divina providência para tomar previdente previdência sobre nosso 2015.

DdAB
Imagem: aqui. Aquilo ali foi "homem ao mar" ou "homens de azar"?

Nenhum comentário: