19 novembro, 2014

Requisitos Einstenianos para a Vida Mansa


Querido diário:

Se tu não tivesses lido o título desta postagem, que dirias do sexteto que segue?

Pencil, paper, pipe, violin, sailing, stroll.
Lápis, papel, cachimbo, violino, velejar, passear.

Eu diria que é a vida que eu pedi a Deus, desde que me fosse permitido trocar algumas das componentes. Talvez algo como lápis, papel (inclusive livros), computador (inclusive PDFs), violão, para-pente (com seguro de vida), correr no Parque Marinha (batendo sucessivos récords de terceira idade).

E de onde tirei estas preciosidades que, admito, seriam mais bem admiradas por um fumante de cachimbo (ver esta postagem aqui) em seus ambientes adequados. Pois tirei-as de

CLARK, Ronald W. (1984) Einstein; the life and times. New York: Avon.

E a certa altura da página 181 li que Isaac Newton usou a expressão "ceteris paribus". Acho natural que o tenha feito, pois é o co-inventor do cálculo infinitesimal, as derivadas parciais, quando tudo o mais deve permanecer constante.

DdAB
E a imagem, a que o Google Images me mandou ao clicar aqui, terá alguma coisa que não compreendi bem. Novamente somos acossados pelo avesso do avesso. Claro que um vasinho florido não é um cachimbo. Aliás a figura do fundo verde não é um vasinho, não é mesmo? E será que vi tudo?

Um comentário: