08 novembro, 2014

Ideologia e Falsidades Grosseiramente Mesquinhas


Querido diário:

Um sr. Marco Antonio Costa Souza, advogado, escreveu hoje na p.19 do jornal Zero Hora o artigo "Tributo a Paulo Renato: ENEM e FIES". Tributo a Paulo Renato? Um bom gaúcho, filho do ex-presidente do Grêmio, o deputado Renato Souza. Economista de respeito, Paulo Renato foi reitor da Unicamp, secretário da educação em São Paulo e ministro da educação em Brasília. Um bom ministro. Ok, há quem seja contra, há quem veja nele um agente da privatização das universidades públicas, aquelas coisas da oposição.

O Bacharel Costa Souza poderia ter seu artigo restrito a um parágrafo: Paulo Renato Souza criou, no governo FHC o ENEM e o FIES e devemos saudá-lo por isto, mas a bacharel Dilma Rousseff não reconhece estes fatos históricos.

Mas veja só:

   A primeira e grosseira inverdade dita pela candidata reeleita [isto é, nossa bacharel Dilma Rousseff] refere-se ao FIES, pois o mesmo foi criado em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, sob comando e inspiração de Paulo Renato Souza, então ministro da Educação.

Não falei? Aqui diz tudo sobre o FIES, mas ainda tacha a presidenta de expelir "grosseira inverdade". Isto é uma ofensa pessoal, não é mesmo? O bacharel fala agora do ENEM:

   Adiante, Dilma Rousseff novamente faltou com a verdade. [...] Nada mais falso e mentiroso. [...] Ao tentar adonar-se indevidamente da criação do ENEM (através de uma falácia grotesca) e do FIES, a candidata reeleita concedeu ao ex-ministro Paulo Renato o reconhecimento que lhe faltava.

Faltava, articulista, faltava reconhecimento? Fico admirado com os rumos a que nossa ideologia nos remete. Ou ele está apenas dizendo que Paulo Renato não descansou em seu túmulo, pois a turma do PT não lhe reconhecia os méritos? A verdade é que Paulo Renato tem méritos reconhecidos por milhares ou milhões de brasileiros envolvidos com a educação e a economia. Mas vem mais, novamente contra Dilma:

   Neste caso [reconhecer méritos de Paulo Renato], Dilma Rousseff não poderá dizer que não sabia ou que não disse, pois suas palavras foram ouvidas e testemunhadas por milhões de brasileiros que não mereciam ser brindados com falsidades tão grosseiramente mesquinhas [...].

As falsidades grosseiramente mesquinhas fazem parte do grupo das proposições grosseiramente mesquinhas, algumas verdadeiras e outras falsas, portanto algumas delas também pertencendo ao conjunto das proposições verdadeiras. Digamos que Paulo Renato tenha mesmo sido avaliado unanimemente por pessoas de bom-senso como o criador do ENEM e do FIES e mesmo da bolsa família e até inspirador da lei federal 10.835/2004 que instituiu a renda básica da cidadania (aqui).

Será que o tributo que o bacharel Marco Antonio Costa Souza presta com este artigo a Paulo Renato Souza não poderia seguir, talvez, o mesmo rumo mas omitindo as seguintes expressões?

.a. grosseira inverdade
.b. faltou com a verdade
.c. falso e mentiroso (não, claro, o finado Paulo Renato)
.d. adonar-se indevidamente
.e. falácia grotesca
.f. falsidades grosseiramente mesquinhas.

Ideologia? Claro que só pode ser a raiva que move o bacharel a ofender desta maneira a bacharel, quando uma sentença bastaria para falar mal do governo eleito e reeleito e vários outros seriam de bom tamanho para saudar o finado ministro, também bacharel em economia, como Dilma e myself. Mas para aí a ideologia? Claro que não: como é que pode um jornal que se diz "independente" e que seleciona entre dezenas, centenas de artigos o que publicar nestes espaços? Ideologia. Ideologia da raiva, da derrota eleitoral mal digerida, essas coisas. Eu gostaria de, em breve, sofrer uma derrota apenas para testar meu humor: será que eu atribuiria ao juiz os méritos do adversário? Vejamos amanhã, pois tem Gre-Nal. Como sou torcedor de ambos, dificilmente sofrerei uma derrota...

DdAB
P.S. Aproveito para pedir que qualquer tributo (inclusive obituário...) que venha a ser-me prestado atenham-se a opiniões de meus amigos e não de meus desafetos...
P.S.S. Buscando a expressão "falsidade grosseiramente mesquinha", encontrei aqui esta linda imagem.

Post Scriptum: às 18h37min de 9/nov/2014 acrescento: vim a saber, durante uma festinha, que o autor do tributo é irmão do homenageado.

Nenhum comentário: