13 outubro, 2014

Ulysses: não era gilete


Querido diário:

Desde a página 9 da tradução de Ulysses feita por Antônio Houaiss, Buck Mulligan está fazendo a barba. E aí -revelação- na página 13, Houaiss traduz como:

Dobrou com esmero a navalha e com golpes de ponta de dedo massageou a pele macia.
(Original do projeto Gutemberg:
He folded his razor neatly and with stroking palps of fingers felt the smooth skin.)

Quer dizer, um aparelho de gilete para fazer a barba não se deixa dobrar (fold, ou, para o que seja, unfold) apenas desmontar. Com isto dei-me conta de que aquela tradução em que inseri a gilete era falaciosa. Ulysses não tinha gilete, tinha navalha.

Em outras palavras, um aparelho de gilete não se desdobra: se desmonta. Ainda que naquele tempo o aparelho de gilete já estivesse disponível (pelo que de melhor posso julgar) na Irlanda, parece mesmo que Joyce queria dizer que Buck usava uma navalha de barba.

Ou seja, quando traduzi a primeira sentença como:

Imponente, o gordacho Buck Mulligan pintou no alto da escada com uma tigela de barba cheia de espuma, mas não ao ponto de esconder o aparelho de gilete cruzado sobre um espelhinho.

e ainda:

Imponente, o gordacho Buck Mulligan surgiu no balaústre da escada. Ao fazê-lo, ele segurava uma tigela com espuma de barbear, mas não atrolhada a ponto de esconder o  aparelho de gilete entrecruzado sobre um espelhinho.

com aquele "aparelho de gilete", cometi um erro, claro, o que não me impede a correção:

Imponente, o gordacho Buck Mulligan surgiu no balaústre da escada segurando uma tigela com espuma de barbear, mas não atrolhada a ponto de esconder a navalha entrecruzando o pincel sobre um espelhinho.

E ainda:

Imponente, o gordacho Buck Mulligan surgiu no balaústre da escada segurando uma tigela com espuma de barbear contendo um espelhinho rachado sobre o qual se entrecruzavam uma navalha e um pincel.

Aliás este mundo das palavras é engraçado, pois o nome do fundador da gilete é Gilette, mas a palavra entrou como ali aportuguesada em nosso vernáculo. E deverá sair, no devido tempo, se os hábitos e tecnologias de barbear se modificarem um pouco mais. Hoje temos a turma do barbeador elétrico e a turma do "aparelho de barbear" de duas ou três lâminas. Aliás por aliás, acho que já registrei que vi uma propaganda do aparelho elétrico da Phillips dizer-se superior aos de três lâminas, pois tem 36.

DdAB
A imagem veio daqui e editei-a aqui e ali.

Nenhum comentário: