30 outubro, 2014

Quem Votou em Dilma


Querido diário:

O mapa veio daqui. A agregação por macrorregiões Dilma varrida do sul-sudeste. Mas, ao vermos os dados municipalizados, há atenuantes, há mais intermediações. E o extremo sul, Santa Vitória do Palmar, vemos na legenda, também dá vitória a Dilma. E mesmo em São Paulo há municípios cuja população votou majoritariamente em Dilma. E o extremo norte? O afamado Oiapoque deu 66,6% a Dilma. E o mais nortista, conforme sugere o mapa do site citado (confirmado na Wikipedia aqui)?  O município de Uiramutã deu 66% a Dilma.

E que será do Brasil nos próximos quatro anos? Teremos mais quatro anos perdidos no que diz respeito à condução de reformas que tirem o país da rota de derrota? Ou que siga melhorando, um pontinho percentual do índice de Gini de cada vez? Apenas isto?

Eu disse que não esperava nada como resultado das eleições. Era mentira... E agora não espero (é mentira...) grandeza por parte das lideranças políticas, espero a montagem (é mentira...) de um projeto nacional de ligeira centro-esquerda. Afinal, o PSDB é social-democrata e, como tal, permitiria medidas igualitaristas. O que poderia ser negociado, por ser praticamente unânime, é o maior gasto em educação e, quem sabe?, a redução da desigualdade. Mas aí já começa: gasto público e tributação. Quem falará nisto? Na campanha eleitoral, pouco falaram, nada li.

DdAB
Pareço um tanto platônico nesta postagem, com muita pergunta e pouca afirmação. Minha afirmação é que acredito em milagres e, como tal, acredito que o Brasil possa em breve alcançar uma trajetória de crescimento luzidia. Nunca esquecerei que já falei algumas vezes que nutria tal sentimento quando os países limítrofes meridionais venceram a inflação que, aqui, durou ainda mais um ou dois anos. Enfim também aqui se conseguiu vencê-la.

Nenhum comentário: