09 agosto, 2014

Eu, um Petralha?


Querido diário:

Declaro-me de uma esquerda não truculenta, uma esquerda refinada, contra violência, contra guerra: sou da Paz! E agora pensei que, ao declarar publicamente que votarei de cima a baixo na macacada do PT e, especialmente, dado o que falarei em seguida, pessoas desavisadas ou indeterminadas poderão pensar que estou na esquerda deste partido, logo eu que não pertenço a seitas de nenhuma natureza. E que pertenço a uma esquerda tão, mas tão refinada que talvez apenas eu mesmo é que seja o bloco central dela.

E por que digo isto? Duas notícias, uma de meu jornal ZH e outra da internet que me deu acesso a uma reportagem do jornal O Estado de São Paulo, deixam-me perplexo, defendendo o status quo.

No jornal Zero Hora, às folhas tantas, fala-se em um escândalo originário de um computador do Palácio do Planalto que mexeu no verbete "Miriam Leitão" da Wikipedia. Como sabemos que o computador que originou a mudança é mesmo do Planalto, da Presidência da República? Porque o IP é de lá. E quem é que mexe na Wikipedia deixando público seu IP? Apenas amadores! Un agent provocateur, diria um letrado.

O jornal O Estado de São Paulo apresenta uma pesquisa de opinião sobre resultados eleitorais: Aécio tem 70% das intenções dos eleitores. Aparentemente teremos um governo PSDB com maioria estrondosa parlamentar, não precisando nem mesmo do puxa-saquismo do PMDB ou do PP. Fonte? Margem de erro? Talvez os autores jurem que a margem de erro é nula, pois trata-se de sua análise das tendências baseada, a análise, em fatos dificilmente reprodutíveis por outros pesquisadores, desta vez, pesquisadores de mais bom-senso. Esta edificante notícia vem a reboque daquela história que um economista do banco Santander disse que o Brasil vai quebrar e o presidente do banco que não pode dar colher ao conselho de acionistas demitiu o visionário. Agora o wishful thinking (diria talvez o mesmo letrado) daquela negadinha é que tomara que Aécio ganhe. E eu? Eu quero que a Dilma, o Tarso, o Olívio, essa macacada toda ganhe. Mas tenho dito não esperar nada "das urnas". O que espero mesmo é que situação da guerra intestina que vivemos ainda há de se deteriorar muito mais, vidas ceifadas, atos de vandalismo, aquelas coisas, até que surja uma liderança decente e encaminhe uma reforma política. Tomara que esta reforma seja decente. A constituição de 1988 caducou de maneira estrondosa e horripilante.

E que negócio é este de estarmos vendo um Planeta 23 "petralha"? É mera aparência: não estou defendendo o governo, em absoluto. Apenas começo a divertir-me com as tiradas destas eleições do próximo mês de outubro. Nunca desejei tanto o início da primavera: apenas duas semanas depois do equinócio, a propaganda política acabará: tomara que a Dilma vença já no primeiro turno! Só bebendo!

DdAB
Pois obtive a imagem daqui ao pedir "leão de raça bebendo o quinto copo de cachaça". Logo eu, um velhinho bem comportado que fica quebrando a cabeça para saber por que o diabo do Brasil não cresce decentemente, logo o Brasil que tem uma enorme lacuna de trabalho decente, que tem uma informalidade de dar vontade de beber, que tem uma produtividade do trabalho seis vezes menor do que a americana e que, em poucos anos, terá a renda per capita menor que a da China. Pode?

Nenhum comentário: