26 julho, 2014

Lei da Oferta e Procura e Lei da Gravidade


Querido diário:

Já não sei mais quantas postagens deste blog falam que a lei da oferta e procura é mais insinuante que a lei da gravidade: talvez umas 50. E, ainda assim, tem gente que segue pensando que o problema das drogas ilegais (não falo de bolsos de políticos...) pode ser resolvido com um chazinho de camomila, aquelas coisas ingênuas. A lei da gravidade puxa as coisas para baixo. A lei da oferta e procura eleva a gente para cima: há mais gente voando que caindo...

Aqui alguns exemplos, só alguns em milhares de postagens...


Drogas Acachapantes e Liberdade Educacional
Convenções e Incentivos Materiais
Segredo: a lei da oferta e procura segue em ação
Tamanho aqui e agora: pouca macro e muita micro
A Droga do Aborto

E sempre estive procurando a cifra de quantas pessoas, neste preciso instante, encontram-se encarapitadas nas alturas em um assento voador, circundado por um... avião. Pois na página 10 de Zero Hora de hoje, encontrei a informação em -como se dizia- letra redonda. Trata-se da coluna "Olhar Global", de Luiz Antônio Araújo, e o título de hoje é "Sinal de alerta". Ele fala das recentes quedas de aviões e diz que, no ano passado, a indústria aeronáutica encarapitou cerca de 3 bilhões de pessoas.

Segue-se logicamente que, em uma hora, ou seja, das 9h00 às 10h00 agora mesmo, quando posto, há nos céus cerca de 340 mil pessoas. 340! (aliás, este 340 com exclamação é um fatorial maior que a capacidade de cálculo de meu Excel).

E que podemos dizer da lei da gravidade? É colocada em segundo plano para essa cambada, não é mesmo?

DdAB
Fonte da imagem: aqui. Grandioso site! Olha outra, relacionada, também atribuída ao Barão de Itararé: Todo homem que se vende recebe muito mais do que vale.

Nenhum comentário: