17 julho, 2014

Aécio, Os Cubanos e a Língua Portuguesa


Querido diário:

Os próximos tempos prometem. Depois da copa do mundo, o final das férias escolares, as eleições, o verão. Sobre as eleições, começa-se a noticiar mais intensamente as movimentações dos candidatos. Já deixei claro ser o autor do silogismo:

M: todo político é ladrão
m: todo ladrão é político
C: logo todo político e todo ladrão são farinha do mesmo saco.

Mais ainda: não espero nada das eleições, nada substantivo, nada que não tivesse sido propagandeado na chapa -como chamei- Serra-Dilma há quatro anos. E agora temos Aécio, claramente um rapaz à direita de Serra, o que pode significar destrambelhos neoliberais de diversos calibres. E pouco ou nada no rumo da sociedade igualitária.

Seja como for, já anunciei que votarei no governo (PT, by the way) de cima a baixo, temo entregar o poder decisório nacional a outra cambada.

Por isto mesmo, não posso deixar de conter o riso quando vejo os cubanos inocentados e um erro grosseiro de interpretação de Aécio (ou foi do jornal?) e outro erro do jornal! Vejamos: na página 13 de ZH de hoje, há uma notícia

Política | ELEIÇÕES  2014
Aécio promete reavaliar acordo Mais Médicos
GOVERNO CUBANO DEVE se enquadrar ao que o Brasil impor, disse candidato do PSDB ao Planalto

Erro do Aécio dizer "enquadrar ao que o Brasil impor" e não "... impuser"? Ou erro do jornal? E nem se deve falar mais que "deve se enquadrar" tem aquela supressão do hífen, como até eu já andei escrevendo/suprimindo, tentando modernizar-me. Mas este de impor e impuser é de pensar...

E segue o jornal dizendo que Aécio "criticou a gestão do PT, ..., dizendo que o governo brasileiro financia o cubano por meio do Mais Médicos", ainda que reconhecendo "a importância do programa" mas que deve-se "avançar mais no setor da saúde." E depois vem uma pérola literária: "Questionado se o governo dos irmãos Castro toparia rever o acordo, afirmou que é Cuba que deveria se adequar às normas impostas pelo Brasil". E vem o que segue:

-Os médicos estrangeiros são bem-vindos em nosso país, mas é preciso que os cubanos recebam a mesma remuneração dos outros profissionais - disse, evitando responder como pretenderia convencer o governo de Cuba a ceder sem evitar possíveis gastos extras.

É uma dupla e tanto esta de Zero Hora e Aécio Neves! Aquela do jornal de "irmãos Castro" é de doer, pois a monarquia socialista cubana não conta mais com Fidel, mas apenas com Raúl. Este é outro destrambelho de que falo no título: bem sabemos que deve-se dizer "irmãos Castros", como já o fez Érico Veríssimo. Ademais, em minha opinião, Raúl deveria aposentar-se ou ser nomeado embaixador em algum país amigo.

DdAB
Se bem entendi, na imagem acima (que não sei de onde saiu) estão os irmãos Dionísio e Domingos Castro. Mas aos 25/jul/2014, 14h24min, achei aqui. Era uma piadinha, n'est ce pas?

Nenhum comentário: