25 junho, 2014

Ulysses: não comparando Houaiss


Querido diário:

Nem vou olhar os outros quatro exemplares que ainda possuo do "Ulysses" de Joyce em português e espanhol. Quer dizer, possuirei mais e não menos, mas hoje ainda possuo apenas cinco... O que farei será mostrar o que sempre achei: o Antonio Houaiss é um pernóstico. Estamos naquele capítulo dos diálogos na forma de perguntas e respostas, tudo o que me interessa localizando-se na página 870 do exemplar da Editora Civilização Brasileira lançado em 2003 na 13a. edição:

Postulando que a prótase se tornaria a contratação de tais vários planos uma natural e necessária apódose?
   Dada uma garantia igual à soma buscada, o apoio, por feito de doação e fianças transferidas durante a vida do doador ou por legado após extinção indolor do doador, de financistas eminentes (Blum Pasha, Rothschild, Guggenheim, Hirsh, Montefiore, Morgan, Rockefeller) possuidores de fortunas de seis algarismos, amealhadas durante uma vida exitosa, e juntando capital com oportunidade a coisa requerida estava feita.

Olha, prótase, diz o Aurelião é
1. Teatr. No antigo teatro grego, a primeira parte da ação dramática, na qual o argumento é anunciado e se inicia o seu desenvolvimento. [À prótase segue-se a epítase (q. v.) e a catástase (q. v.).]
2. P. ext. Exposição do assunto de um drama.
3. E. Ling. A primeira parte dum período gramatical.
4. E. Ling. Oração subordinada condicional.

Ali mesmo o Aurelião já remete para a apódese houaissiana:
1. A segunda parte de um período gramatical, em relação à primeira, chamada prótase, de cujo sentido é complemento.
2. Numa construção condicional, a oração principal.

E eu? Gosto de tudo e sempre rio de "amealhada", metida na meia, hehehe. E fiquei pensando: como ainda preciso estudar, por exemplo, nunca ouvira falar naquele Julius Blum Pasha. Na internet diz ser um banqueiro austro-húngaro do início do século XX. Nem vou falar em quantos mais têm-me distância até maior do que a que separa nossos saldos bancários, hehehe. Com esta e a que já digitarei, são -ao todo- três hehehe.

DdAB
Parece que também minha ilustração retirada das lojas Selfridges daqui é metida a besta.

Nenhum comentário: