03 maio, 2014

Teoria dos Jogos: Bina e Dino


Querido diário:

Nada mais há de mais esfuzilante, penso, que o livro:

BÊRNI, Duilio de Avila e FERNANDEZ, Brena Paula Magno (2014) Teoria dos jogos; crenças, desejos, escolhas. São Paulo: Saraiva.

Em boa parte de suas ágeis páginas, encontram-se aventuras da dupla Bina-Dino. Para começar o assunto, ela e ele enfrentam o jogo chamado de Cooperação inevitável, quer dizer, uma situação de escolha estratégica em que as escolhas de um afetam o bem-estar do outro. Que quererá dizer { 10 ; 10 }? Quererá dizer que, se Bina escolhe Espaço e se, simultaneamente, Dino também escolhe Espaço, então ela ganhará 10 unidades de bem-estar ou dinheiro e ele ganhará outras 10.

Se a leitura deste tipo de informação for perseguida aos demais pares de valores (dos demais três quadrantes), veremos que nada pode ser melhor para os interesses de ambos do que escolherem simultaneamente aquele Espaço. Neste caso, diremos que o jogo foi resolvido, ou que nossos jogadores encontram-se em equilíbrio.

E se Bina quiser ser desagradável com Dino e impedi-lo de ganhar seus 10Bd? Então ela terá de abdicar daquela escolha de Espaço e endereçar-se à monótona Terra. Mas é difícil pensarmos que o ódio que a garota dedica ao rapaz é de tal magnitude que ela pagará 9Bd para levá-lo a ganhar 9Bd ou nada. Ela sabe que o bem-estar dele nem ficará tão abalado assim, se ele perder 10Bd (ao escolher Espaço em conjunção com a escolha de Espaço por parte de Bina) e cair nos 9Bd que dizem respeito a sua escolha de Espaço ladeada pela escolha de Terra por parte de Bina).

DdAB
Outras postagens sobre Teoria dos jogos; crenças, desejos, escolhas:
30 de abril de 2014: aqui
1st de maio de 2014: aqui
2 de maio de 2014: aqui

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Muito obrigada pelo convite, Herr Professor Doktor!

Valeu muito a pena: a capa é linda e o interior, mais ainda. Forma e conteúdo, modéstia à parte, não é? Hehehe. Mal posso esperar para cheirar o meu.


Bom domingo pra vc,
Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Agradeço eu, B_P, agradeço eu. E tem uma lombada charmosa e ainda a quarta capa de lascar o cano...

O povo daqui, insaciável, quer novos livros!!!
DdAB