10 março, 2014

Demagogias Legislativas

Senhoras e senhores:

Na página 12 do jornal Zero Hora de hoje, situa-se a coluna "Página 10". Estes 20% de diferença só podem dever-se à inflação que renasce, altaneira, nos frontões brasileiros. Dito isto, observo um 'drops' no final da esquerda da página: "Fechados com Márcio". Márcio é o juiz de futebol que foi vítima de manifestações racistas há alguns dias nestes frontões duplamente críticos: futebol e Brasil. Diz a notícia que o indigitado árbitro se chama Márcio Chagas da Silva. Ele foi convidado por deputados estaduais para "depor sobre as ofensas raciais que sofreu em Bento Gonçalves", progressista e trabalhador município do concerto gaúcho, mas -como observamos- um tanto inflitrado por maus elementos, maus brasileiros, maus terráqueos. Deles estamos praticamente lotados, especialmente na política.

Pois os deputados, segue a notícia, "cogitam criar uma Frente Parlamentar de Combate ao Racismo para fazer campanhas permanentes de igualdade racial e receber denúncias da população, já que racismo é crime." [aquele 'igualdade racial' em negrito e avermelhado está no original, que o jornal também tem partes impressas a cores].

Que pensei eu ao ler estes termos?

.a. que a Frente Parlamentar de Combate ao Racismo faz-se acompanhar de um atraso de praticamente 150 anos!

.b. que este tipo de campanha permanente já vi aos milhares, sendo que a que mais durou foi de menos de um nanossegundo assim que a iniciativa fugiu do noticiário da imprensa comercial.

.c. que a igualdade racial deve iniciar com escola igualitária (e idealmente com padrão de qualidade suíço).

.d. este negócio de denúncias da população pode dar certo: eu denuncio, para começar, a desfaçatez dos políticos.

.e. este negócio de associar as denúncias com crimes é mais manjado do que a letra morta da constituição e, a meu ver, principalmente, a lei do orçamento. Esta, se fosse bem aplicada, acabaria com a pouca vergonha, com a corrupção escandalosa que grassa no Brasil há 150 anos!

.f. o oportunismo e a associação com a 'grande imprensa' (o jornal é nanico) dos deputados, dos vereadores, dessa turma toda são revoltantes. Por isto tenho sugerido a extinção dos estados e, com eles, vão-se os deputados estaduais e os senadores (implicando o fechamento do senado...).

.g. desde quando mesmo é que o poder legislativo está incumbido de receber denúncias? Caiu da moda fazerem leis relevantes? Desde quando é preciso mostrar a relevância do legislativo? Desde que ele se tornou absolutamente irrelevante!

DdAB
Imagem aqui.

Nenhum comentário: