12 março, 2014

Contribuição para a História da Exploração da Classe Trabalhadora

Senhoras e senhores:

.a. Fernando Henrique Cardoso elevou o limite da contagem de tempo para a aposentadoria por idade de 70 para 75 anos. Em outras palavras, o presidente da república proscreveu o direito à aposentadoria por idade, pois é unânime que trabalhador de mais de 75 anos só é encontrado do lado de baixo do cemitério.

.b. não contente com isto, Luiz Inácio Lula da Silva nem se tocou que poderia ter tentado mudar este movimento draconiano, de puro ódio contra os remanescentes anos de vida operária.

.c. ambos mantiveram com galhardia a conquista oferecida pelos militares de substituir a estabilidade nos empregos pelo fundo de garantia por tempo de serviço. Então este "fundo" foi parar num fundo fundeador da poupança nacional, com remuneração de 3% a.a., mais a correção monetária.

.d. cabe lembrar que, quando o trabalhador usa o fundo para adquirir sua moradia, o juro pago é de 12% a.a. A diferença, claro, é dos agentes financeiros da habitação e de seus descendentes...

.e. e ainda tem o complemento àquele FGTS dado pelo dinheirinho aplicado na caderneta de poupança: pagava 6% a.a. Como paga 6% a quem aplica e cobra 12% de quem pega? Custos financeiros? Necessidade de levar os rebentos à Disneyworld? À Europa? De comprar uma fazenda de café?

.e. há pouco, quando o governo declarou ter debelado a inflação, ele aproveitou e retirou aqueles parcos 6% da caderneta de poupança, regendo-a pelo juro de mercado. Ou seja, não há mais aquela garantia de um ganhozinho seguro, para pagar a prestação do empréstimo da casinha.

Fora a reiterada negativa desses governantes de não fazer a reforma tributária. Como é que pode o Brasil ser simultaneamente o campeão dos impostos indiretos e do índice de Gini? Pode porque pode. Pode porque o primeiro causa o segundo!

DdAB
A ilustração de hoje vem de um site de respeito e de uma pintora de respeito aqui.

Nenhum comentário: