25 fevereiro, 2014

19 e 26: dois pesos e um viés

Querido diário:
Andei ausente, tendo deixado de ler minhas duas penitências: Zero Hora (diária) e Carta Capital (semanal). Numa, reside a direita e na outra, habita o esquerdismo infantil. Ou até infantilóide. Por que o faço? Porque quero, porque procuro, ao invés de sofrer com seus atropelos ao projeto igualitário, à postura independente, divirto-me com eles. Acho divertida a maneira como, tema de hoje, a sra. Carta Capital (que andei ouvindo chamar de "Capital dos Carta") trata de assuntos dois assuntos incendiários.

Primeiro: na p.60 do exemplar de 19 de fevereiro, dia em que eu cruzava o equador, de "cima" para "baixo", há uma página inteira, dois terços dela com fotos, intitulada "Rebeldia ao alcance da mão". Só lendo: futebol e política, desta vez sem militares, mas com um certo estilo fascista de apreciar a raiz quadrada dos sentimentos morais etc.

A foto que nos encima tirei-a eu da já afamada p.60. Em minha opinião, dado que o julgamento do mensalão, na condição de programa de auditório, não deveria ser orgulho de ninguém, parece que os condenados por essa programação deveriam era calar a boca. E os arautos, os contra, deveriam também calar as suas.

Carta Capital, no dia 26 (páginas 24-27), tem uma postura diversa: fala-se agora da Venezuela e do declarado líder dos protestos contra a ditadura chavista que, parece, cai de madura, hehehe. Agora diz a Carta:

A Justiça [a maiúscula é deles] havia emitido uma ordem de prisão contra o ex-prefeito por incitaçãoà onda de violência que até a quinta-feira 20 havia provocado seis mortes, além de dezenas de feridos.

'Hoje me apresento a uma Justiça injusta, corrupta (...) se a minha prisão servir para despertar o povo, valerá a pena.'

Por último, encadeada no parágrafo acima, ela cita na p.27 daquela Carta, fala o sr. Leopoldo López, o considerado líder da direita venezuelana, deixando assombrado o próprio Henrique Capriles. Que posso dizer com Bellini, Sócrates, Platão, Aristóteles, Carlos Alberto e José Genoíno erguendo o braço (direito alguns, esquerdo o presidiário que ainda será libertado e processará o estado brasileiro por tê-lo difamado e enjaulado, quer ver?)? Digo: cara, bicho, gente, pessoa, indivíduo!

DdAB

2 comentários:

Paulo Rogério (Castrinho) Vargas disse...

Apenas um comentário caro prof. Duílio de tempos de outrora:

Estranho é q para alguns q se dizem democratas (seja lá o q isso signifique) entendem q na justiça devem existir dois resultados: condenação OU condenação!! absolvição é coisa de fracos ou comprometidos, tb seja lá c o q for!! Enfim... concordo numa coisa... triste Brasil!!

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Aí, Paulo Rogério,
Meu querido amigo, tenho ouvido falar em ti, com espaçada regularidade! Minha esperança varia como um ioiô. Naqueles nossos tempos, eu era otimista para o longo prazo. Aquele meu projeto fracassou e hoje sigo otimista para o longo prazo, com enormes doses de pessimismo no curto prazo.

Chego a pensar em duas alternativas:
.a. criar um novo partido (não falo de PSol)
.b. entrar (eu, que felizmente, nunca entrei) para o PT e fazer reforma e não revolução.

Ainda assim fico abismado com os escombros do PMDB gaúcho. Indago-me qual foi a hora de um indivíduo decente tê-lo abandonado!

DdAB