17 dezembro, 2013

Minha Foto Mais Marcante


Querido diário:

Naturalmente a foto mais marcante na vida de um economista não necessariamente é aquela que ele reputa de "a melhor foto", nem, menos ainda, talvez, a melhor foto já sacada por um bípede pensante. A que mais me marcou serviu inclusive para mostrar-me aquilo que levou Roland Barthes lá naquele livro "A Câmera Clara" a falar em studium e punctum. O studium, se bem lembro, é a visão geral que te impacta como um encontrão. De sua parte, o punctum é algo que te fere como uma flecha. Na foto que Mario Giacomelli tirou em 1957 e chamou de "Il Bambino di Scanno", meu studium é a enorme harmonia provocada pelo menino que se encontra no centro geométrico de tudo, sua retaguarda (dois padres) e sua vanguarda (duas beatas).

Meu punctum, aquilo que me leva a pensar em tudo, vida e sociedade, tecnologia e miséria, beleza e barriga dágua, não é mais do que o equilíbrio do menino: ele está anda com as mãos nos bolsos, encontrando-se em plena passada, com o pé direito na terra e o pé esquerdo no ar.

DdAB
A imagem veio daqui. Seu tamanho original é de 55,0 x 39,9 cm^2.

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Linda foto, Profe! Para mim, esse menino está a ponto de levitar...

Boas Festas e que 2014 seja tri-tri-tri-legal!!!

Brena.

P.S. O it das preto e brancas é que elas são sempre mais dramáticas.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

É mesmo, B.P.:
Eu devia ter falado também sobre a leveza, a levitação!
E falo em belos planos para 2014: muitos, muitos, muitos. Life is what happens to you while you're busy making other plans, disse o John.
DdAB