11 dezembro, 2013

Caso de Polícia de 11.12.13 :: mais bagatelas


Querido diário:

Investindo-me de pacienciosa paciência, dei umas olhadas na Carta Capital de hoje, que recebi há dias, mas não pude olhar antes por razões pacíficas. Vi o editorial de Mino Carta e a seção "A Semana", com a distinta data de 11.12.13.

Disse Mino Carta às linhas tantas da p. 22:

Na Itália, sublinho, José Genoíno seria um herói celebrado por ter lutado contra a ditadura civil-militar, assim como o foram os partigiani da Resistenza nos derradeiros anos da ditadura fascista. [Itálicos no original].

Eu fiquei pensando: será que heróis celebrados por luta contra ditaduras não pecam? não prevaricam? não são condenados? não vão para a cadeia? "Cada um diz o que quer", concluí.

Em compensação, na p. 26 lê-se:

Dirceu, por sua vez, desistiu do cargo de gerência em um hotel de Brasília, emprego que lhe renderia o direito de sair do presídio durante o dia e a bagatela de 20 mil reais mensais para alguém com seu currículo.

Desta vez, antes de pensar (sou sabido...), fui ao dicionário: bagatela, em dois verbetes, é "ninharia, coisa sem préstimo, valor ou significância". E aí reli a frase: "alguém com seu currículo", cá entre nós, não poderia pegar o emprego de diretor administrativo de um hotel, não é mesmo? Será que eu conseguiria, nessa função, desempenhá-la, convidando governadores e ministros para lá se hospedar? "Bagatela", 20 mil? Será que eu seguiria cumprimentando os amigos do bairro, sorridente e solícito, se ganhasse estes estipêndios realmente nababescos? Será que ainda irei parar no presídio? Será que será? E aí parei, antes que me joguem numa prisão política.

DdAB

Imagem: peguei-a do site do Bistrot Bagatelle de Sampa.

Nenhum comentário: