04 junho, 2013

Mais Graça: o que há em um milhão

Querido diário:
Ontem, andei citando longamente o velho Graciliano Ramos (que morreu jovem, pouco mais de 60 anos, by the way). Hoje faço uma citação mais curta, mas também interessante. Seguem em cena o sr. Paulo Honório (pretendente a adquirir a fazenda S.Bernardo) e o sr. Luís Padilha.

Padilha pede emprestados 20 contos de reis a Paulo Honório, pensando em modernizar a fazenda que herdou do velho Salustiano Padilha, seu pai.

   -[...] Quer desembolsar aí uns vinte contos?
   Examinei sorrindo aquele bichinho amarelo, de beiços delgados e dentes podres.
   -Ó Padilha, gracejei, você já fechou cigarros?
   Padilha comprava cigarros feitos.
   -É mais cômodo, concordei, mas é mais caro. Pois, Padilha, se você tivesse fechado cigarros, sabia como é difícil enrolar um milheiro deles. Imagine agora que dá mais trabalho ganhar dez tostões que fechar um cigarro. E um conto de reis tem mil notas de dez tostões. Parece que você ignora isto. Fala em vinte contos assim com essa carinha, como se dinheiro fosse papel sujo. Dinheiro é dinheiro.

Creio já haver registrado aqui ou no site (agora não posso procurar) uma interessante noção de magnitudes econômicas que me deu o prof. Edgard Írio Simm no início dos anos 1970: tentar vender 100 números de uma rifa. Que tal então esta de enrolar milhares de cigarros? 20 contos é casca grossa! Em meus tempos auleiros, eu gostava de indagar aos alunos qual era o valor do PIB do Brasil, quantos quilômetros quadrados tinha/tem Porto Alegre, quantos frangos são abatidos no primeiro, qual a participação do PIB da agropecuária no porto-alegrense.

DdAB
P.S. O Planeta 23 adverte: fumar pode enlamear sua saúde.
P.S.S.: parece que estamos vendo na foto daqui uma enrolação de maconha. E nunca esquecendo o youtube hilário daqui. Colabore com o milhão: visite o site, que há tem 960 mil acessos. Ver no 1min54seg: formidável.

Nenhum comentário: