06 setembro, 2012

Rebaixamento: de Estados a Territórios

Querido diário:
Hoje a capa do jornal Zero Hora informa que seis estados da federação brasileira declaram-se incapazes de pagar o piso salarial aos professores pré-universitários. O piso em vigor é R$ 1450 oslt e eles gostariam de pagar R$ 900 oslt. Não sei dos outros estados, dos outros economistas dos outros estados, podendo garantir da parte do Planeta 23 o maior ódio a estes governadores, inclusive ao governador do Rio Grande do Sul. Incapaz de gastar em educação, indagamo-nos em que é que ele pensa que vale a pena "investir". Já não chegasse que, para financiar outras rubricas que não o caminho da decência educacional, cobram-se alíquotas de 27,5% oslt do consumo de telefonia e elergia elétrica, temos o absurdo de seu governo questionar a relevância desta lei.

Há uma preclara ignorância econômica importante envolvida nesta mafiosa iniciativa dos seis governadores. Eles querem que o piso seja corrigido monetariamente pelo crescimento do nível geral de preços. Claro que não sabem que a remuneração dos professores de dois anos gera um índice de valor que, como todos os demais de todos os demais estados da federação, é decomposto em um índice de quantidades e outro de preços, ou seja, IV = IQ * IP. Isto significa que, se a correção for feita apenas pelos preços, os aumentos de quantidade não serão carreados à bolsa das professorinhas, causando, em poucos anos, nova defasagem. Ou seja, a educação nem bem começou a melhorar já tem seu algoz na iniciativa do dr. Tarso Genro, advogado e governador deste malfadado estado.

Há tempos o Planeta 23 vem esbravejando contra o excesso de níveis administrativos e até legislativos do país. E recomenda a extinção dos estados e, como tal, do senado e, de contrapeso, do poder judiciário! Parece que agora esta manifestação tem abrigo constitucional (pelo menos na de 1946, que foi a que estudei na faculdade): estado que não gera receita suficiente para pagar suas despesas deve ser transformado em território. E logo eu, que queria que o primeiro governo do PT criasse um milhão de empregos de recolocação das populações não detentoras de empregos decentes.

Abaixo a incompetência, pela extinção do estado dromedarizado.

DdAB
P.S.: a imagem é totalmente pública: George Orwell, saudando o tema que dei ao Google Images: penúria. Só bebendo.

Nenhum comentário: