16 setembro, 2012

Mais Zelo com o Modelo!

Quem não sabe que trabalha com modolo é porque é tolo!
Querido diário:
Tem aquele tipo de frase que até é desaforada, originária das lições de ignorantes (Millôr, José Álvaro Editor, Rio de Janeiro) ou algo ainda pior, dizendo que "a teoria na prática é outra", e "a teoria da realidade é outra". Já me extasiei com a frase "o que você entende por realidade?" e fico pensando que, como não sabemos exatamente o que é realidade, tudo o que vemos e falamos deve ser atribuído a nossa capacidade de lidar com modelos.

Ali embaixo meti todo o verbete do Aurelião. A primeira acepção já é legal: objeto destinado a ser reproduzido por imitação. Ou seja, o modelo é que é o original e o que dele se copia é... a cópia, né? Querer-se-á dizer que o modelo é o mundo e dele fazemos cópias que também chamamos de modelos, de sorte a implantar de vez a confusão.

Lição do domingo: pobre do cientista que não sabe estar trabalhando com modelos!

DdAB
P.S.: (das 21h31min): ao almoçar com uns amigos, uma pessoa disse-me que eu deveria ter falado na frase de Henri Theil - "Models are to be used, not to be believed.". Tá falado.
 Aurelião:
S. m.
1. Objeto destinado a ser reproduzido por imitação.
2. Representação em pequena escala de algo que se pretende executar em grande.
3. Molde (1).
4. Pessoa ou coisa cuja imagem serve para ser reproduzida em escultura, pintura, fotografia, etc.
5. Aquilo que serve de exemplo ou norma; molde: modelo literário.
6. Aquele a quem se procura imitar nas ações, no procedimento, nas maneiras, etc.; molde: tomar alguém por modelo.
7. Pessoa ou ato que, por sua importância ou perfeição, é digno de servir de exemplo: Joana d'Arc é modelo de coragem; Sua decisão foi um modelo de sabedoria.
8. Pessoa que, posando, serve para estudo prático do corpo humano, em pintura ou escultura; modelo vivo.
9. Pessoa que, empregada em casa de modas, por conta própria ou através de agência, traja vestes ou adereços para exibi-los a clientela; manequim, maneca (fem.), maneco, modelo de passarela. [Tb. us. (impr.) como s. f., nesta acepç.]
10. Modelo fotográfico (q. v.).
11. Vestido, terno, chapéu, sapato, etc., que é criação de uma casa de modas: os mais recentes modelos da estação.
12. Impresso (2), com dizeres apropriados para cada fim, utilizado em escritórios, empresas, bancos, etc.
13. Réplica tridimensional de objeto, artefato, cenário, pessoa, etc., construído em escala normal, reduzida, ou ampliada, para fins didáticos, filmagem de efeitos especiais, teste de segurança, etc.; maqueta.
14. Estilo ou design de um determinado produto ou criação, como carro, vestido, jóia, penteado, etc.: Já está no comércio o último modelo de TV de 45 polegadas.
15. Econ. Modelo econômico.
16. Fís. Conjunto de hipóteses sobre a estrutura ou o comportamento de um sistema físico pelo qual se procuram explicar ou prever, dentro de uma teoria científica, as propriedades do sistema.
17. Inform. Representação simplificada e abstrata de fenômeno ou situação concreta, e que serve de referência para a observação, estudo ou análise.
18. Inform. Modelo (17) baseado em uma descrição formal de objetos, relações e processos, e que permite, variando parâmetros, simular os efeitos de mudanças de fenômeno que representa.[Cf., nesta acepç., simulação (5).]

[Pl.: modelos (ê). Cf. modelo, do v. modelar.]

u Modelo computacional. Inform.
1. Modelo (17 e 18) concebido para uso, observação e teste em computadores, ger. em programas que operam como entidades e relações matemáticas.

u Modelo de Einstein-de Sitter. Cosm.
1. V. Universo de Einstein.

u Modelo de Friedmann. Cosm.
1. V. Universo de Friedmann.

u Modelo de passarela.
1. V. modelo (9).

u Modelo de Roche. Geofís.
1. Representação criada pelo astrônomo francês Edouard Roche (1820-1883) para indicar a distribuição das densidades da crosta terrestre em função da distância ao centro da Terra.

u Modelo econômico. Econ.
1. Representação simplificada de relações entre variáveis econômicas, em geral sob a forma de um sistema de equações, e que, com o uso de técnicas econométricas, pode fornecer simulações ou previsões.[Tb. se diz apenas modelo.]

u Modelo fotográfico.
1. Pessoa que, mediante contrato de uso de imagem ou pagamento de cachê (2), posa para fotografia a ser us. em anúncio, matéria editorial sobre moda, capa de disco, etc.[Tb. se diz apenas modelo.]

u Modelo icônico.
1. Aquele que reproduz a aparência física do objeto representado.

u Modelo padrão.
1. Fís. Part. Teoria que combina a cromodinâmica quântica, para descrever as interações fortes, a teoria eletrofraca, para dar uma descrição unificada das interações eletromagnéticas e fracas, e a teoria da relatividade geral, para descrever as interações gravitacionais, e que pretende dar uma descrição completa de todos os fenômenos físicos.

u Modelo reduzido.
1. Aquele cujas dimensões são proporcionalmente menores que as do objeto representado, de acordo com uma escala predeterminada.

u Modelo vivo. Art. Plást.
1. Modelo (8).

Nenhum comentário: