18 setembro, 2012

Há um Anu

Querido diário:
Um dos troços mais divertidos que vi/ouvi na última década foi, sem dúvida, a "tradução tosca" de nosso amado Creedence Clearwater Revival. Para minha maldição chamejante, não consigo mais ouvi-los sem ouvi-la, ok? Há um anu, há um nulo, eu vi o revólver do rei, hahaha. E algumas coisas da família real também me divertem, embora nem sempre pelas mesmas razões que o fazem à plebe rude (citando Billy Blanco, já que estamos nos grandes ídolos musicais).

Família real? Estou, claro, falando do Reino Unido (da Inglaterra e Escócia), terra que acolheu-me com galhardia por vários anos. E ainda o faz, por vários dias, semanas e até meses. Se eu nunca mais passar um ano inteirinho por lá, então isto estará implicando que tê-lo-ei passado em outro lugar, não é mesmo? No assunto, vi a Pricesa Diana pessalmente desfilando em Summertown, Oxford, há muitos anos. Abanei para ela, ela abanou. Para as crianças, claro. Para mim, ela não respondeu, que eu tenha notado, pois abanei e virei o olhar para o time de futebol (foot de débil?) do Oxford Bulls.

Pois bem, pois bem. Tudo começou quando eu era criança e me ensinaram que "o lei é o malido da lainha" (pronúncia da época). Depois, ainda débil, passei a dizer "o rei é o marido da rainha". Depois, filosoficamente, entendi que o Príncipe Phillip é o marido da Rainha Elisabeth II. Aí pirei: como é que um príncipe pode ser marido de uma rainha, que quebra de paralelismos e hiearquias é essa? Pois não era que o Príncipe Charles, filho do Príncipe Phillip, casara-se com a Princesa Diana? E, após ter-se finado ela, ele foi rebaixado em seu direito de casar com princesas e casou-se com a Duquesa Camila?

Pois também não é que a Kate, fotografada a contragosto, também é duquesa, por ter casado com um príncipe filho e neto de príncipes? Por razões diferentes, os principados estão-lhes dados.A princesa Diana qualificou-se a este título por ter casado com o príncipe, no preciso momento em que este era apenas o presumível herdeiro do trono. De sua parte, a Duquesa Kate deve, se não estou enganado, ganhar o título de princesa, no caso de seu marido substituir a avó Elisabeth ou o pai Charles nessa fungunça do Reino Unido. E a república? Mais fácil de acontecer na Escócia, não é, não?

DdAB

O anu está aqui. A canção está aqui. E eu estou aqui, ou aqui.

Nenhum comentário: