24 agosto, 2012

Supremo Tribunal: o que é pior do que estar mal?

Querido diário:
O Supremo Tribunal Federal tem 11 juízes que ganham R$ 33 mil cada. 33 mil? Chuto por baixo! Aparentemente, cada juiz tem 11 métodos de julgamento. Ou 33 mil? Ontem novamente ficou claro que o que rege mesmo a justiça é o termo "reger", um tempo de monarquia absoluta. Cada um é o monarca de suas interpretações da lei. E estes juízes não são julgados por outra corte mais, digamos, coesa, menos sujeita a paixões pessoais.

Até que ponto -julgando João Paulo Cunha- por exemplo, podem duas pessoas sensatas chegar a conclusões opostas? Se um bando de economistas diz que "aumentar o salário mínimo eleva o emprego" e outros dizem que "reduzir o salário mínimo eleva o emprego", dirão que são loucos. A salvação do direito, sou levado a pensar, encontra-se -em boa medida- na evolução da teoria dos jogos e no desenvolvimento do aparato das ciências sociais experimentais.

DdAB

Peguei esta foto do Google Images. São 11 jogadores, número que inspirou a composição do tribunal? Claro que a fonte que usei não lhe detém a autoria. É uma das fotos mais celebradas daquele final dos anos 1950s. Buscando exercitar a memória, tentei associar nomes a efígies (corrigido conforme o comentário):

Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo

Zagalo, como devemos lembrar, foi o rapaz que, anos depois, pedia ao povo brasileiro para engoli-lo. Eu não o fiz, embora não possa ser chamado de "todo o povo". Como não poderia deixar de ser, o país do futebol tem os ministros do supremo que merece. Quem não merece ficar pensando sobre este clube de tristezas sou eu myself.

Um comentário:

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Parece que andei marcando bobeira: são 11 juízes e 11 jogadores. Os importantes são: Gilmar; De Sordi, Bellini, Orlando e Nilton Santos; Zito e Didi; Garrincha, Vavá, Pelé e Zagalo
DdAB