26 agosto, 2012

O Paquiderme

Querido diário:
Tenho em mãos os exemplares da revista 'Carta Capital' de 22 e 29 de agosto. Falo da reportagem de capa da do dia 22. Serei breve.

Resumo: as já dezenas de iniciativas propostas pelo governo central têm dado apreensões como as causadas por um daqueles trens fantasmas. Diz-se que este é o paquiderme, uma administração pública arrastada, como as velhas marias-fumaça - em que tanto andei e me queixei mas - que hoje me parecem infinitamente melhores do que nada.

Nunca terá ocorrido aos governantes nem à imprensa que este problema de paquiderme foi causado pela destruição da administração pública, que veio sendo substituída por cargos em comissão, ou seja, cargos investidos de militantes políticos e não de administradores profissionais? Obviamente, milhares de detentores de C.Cs. nos dias que correm poderiam ter sido aprovados em concursos públicos. E o que mudaria? Que eles seriam funcionários independentes do partido de ocasião. E haveria políticas públicas mais coerentes com um projeto nacional. Haveria?

DdAB
P.S.: parece que não é bem um paquiderme que está prestes a colhê-la pelas costas. Aqui.


Nenhum comentário: