09 agosto, 2012

Nem Tudo Está no Número Pi (do ônibus)

Querido diário:
Não sei bem quem foi o responsável por minha viajação em torno do número pi. Começaram dizendo-me que, em alguma altura, antes que ele acabe, isto é, antes do infinito, inscreve-se meu CPF, inclusive com os dígitos de controle. Se bem lembro, já existe uma tabela calculada com o primeiro trilhão de casas. Talvez até haja mais casas, calculadas durante esta noite.

Talvez pi nos revele de onde viemos e para onde vamos. Mas, se pi pode fazê-lo, por que não o fariam outros famosos números reais, como e, por exemplo? Haveria assim infinitos números narrando passados e prevendo futuros. Haveria assim milhões de deuses. Isto me faz lembrar o que ontem ouvi no ônibus:

É preferível acreditar em 10 deuses do que num único diabo.

Nâo pude deixar de pensar nas limitações do monoteísmo. E, claro, na campanha Ateus, Saiam do Armário. E na Maria da Paz (que não posta desde janeiro)!
DdAB
Imagem: pública.

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Metamestre,

tampouco sei quem te influenciou no fascínio pelo pi, mas vc sabia que o Newton também padecia do mesmo mal, né? Ele até escreveu um livro, pouco conhecido, meio místico (influências maternas, hehehe), intitulado "Aritmética Universal".

Quando crescer, quero ser igual a vocês!

Brena.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

Grande Professora:
E não foi V.S. que me ensinou que Galileu que disse que tudo o que vemos (e o que não o fazemos) responde a uma equação matemática?
DdAB