06 junho, 2012

Visita a Tio Sherlock

Querido Diário:
Estamos de visita. Uma sobrinha muito amada, que já morou conosco nas vésperas da viagem a Berlim, volta a passar temporada de médio porte por cá. Ontem, ao chegar da rua, ouvi o ruído característico da máquina de lavar roupa. Hoje, a sobrinha ausentada para uma entrevista na rua, falou-se no mistério de uma roupa lavada presa ao secador de alumínio.

Indagou-se como aquele cobertor cheiroso foi parar naquele varal. Não vacilei: afirmei, sob as penas da lei, que foi a roupa lavada pela garota. Como sei isto? Por que afirmo em voz alta? Seria eu considerado capaz de ler o passado? É, na verdade, o modelo conjetural em ação. Ontem, ao analisar a quebra do vaso (que o leitor jamais saberá se veramente ocorreu, ou saberá?), não mencionei o modelo conjetural do maravilhoso lavoro de Carlo Ginzburg (vai aqui uma comentadora):
http://www.historiaecultura.pro.br/cienciaepreconceito/instrumentos/sinais.pdf
e
www.indiciarismo.net

E tampouco fiz referència ao nice and charming paper de Robert Axelrod:
http://caronte.dma.unive.it/~paolop/ecomp/papers/AdvancingArtofSim.pdf
que diz que, além dos métodos dedutivo e indutivo, crescentemente está surgindo o método da simulação. Muito interessante.

E a moral da história? Temos um desafío de converter as proposições destes tipos de argumentação nos cânones do método hipotético-dedutivo. Ou não temos e seguimos louvando o pluralismo metodológico?
DdAB
Intrigante site deu-nos a imagem: haverá alguém manipulando o carinha?

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Querido Professor,

posso fazer um pedido? No Blogger, entre no "Design", depois clique em "Adicionar um Gadget" (do lado direito). Aí adicione "Caixa de Pesquisa". Estou há horas tentando achar uns posts que tratam sobre um assunto (as lei do marxismo) e não consigo...

Gracias,
Brena.

P.S. E esse negócio de acreditar piamente no pluralismo metodológico e simultaneamente enxergar o MHD em tudo quanto é lugar é caso para analista. Vou perguntar para o meu o que pode ser isso assim que tiver um.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, B.P.:
.a. responderei in due time.
.b. foi por isto que meu analista não gostou quando lhe comuniquei ter criado a escola filosófica do 'holismo parcial'.
DdAB