22 junho, 2012

Supersalários

Querido Diário:
As novidades do período, para minha visão enviesada, são:
.a. vida social na Síria e a fuga do piloto de jato com o jato (poderia ser o começo da débacle do regime do escárnio?)
.b. vida social planetária: a conferência Rio+20 está prometendo o mais rotundo, estrondoso e tonitruante fracasso
.c. a maconha liberada no Uruguay já teve uma reportagem completamente enviesada (reacionária) no reacionário jornal Zero Hora (p.29), onde se vê uma imagem do presidente uruguayo ladeado pela presidenta Dilma. O nome dela não entra na matéria. Que faz por ali? Acho que pode ser apenas má vontade. Mas, ao fundo, vêem-se as folhas... de uma palmeira. Os depoimentos são de gente que não quer saber de pensar amplamente nas diferentes dimensões do tema: econômica, médica, criminal, sanitária.
.d. a aliança Lula-Maluf. Se escrevermos ""la máfia" entra "ia" [de 'entrei numa fria'] e sai um "lulu" [a cachorrada na política]. Aliança Lula-Maluf? Só bebendo!

A notícia do dia, para mim, começou ontem e hoje "repercutiu" no próprio jornal. Trata-se da proposta de uma lei, no congresso nacional, acabando com o requerimento de que limite aos vencimentos dos funcionários públicos em nível decente. Os deputados querem:
.a. indexação aos ministros do supremo (bem sabemos quão privilegiados eles são)
.b. manter as vantagens indiregas a que fazem juz: milhares de assessores, milhares de milhas em voos aéreos, milhares de diárias de viagem, e por aí vai.

A solução é muito simples, para um país decente, coisa que -de longe- não somos. Basta ver a infância e a velhice desamparada pelas ruas para percebermos a incúria do setor público, de outra parte, tão esperado em produzir e prover petróleo, prédios de arquitetura arrojadíssima, hotéis e hospitais de luxos para seus apaniguados. A solução é elevar a alíquota do pagamento do imposto de renda, permitindo que pela via fiscal passe-se ao take home pay de R$20.000. "O pobrema é que eles adora o dinheiro dosotros" -disse o menino de rua- "e noys só come pão dormido." Pensei: "Melhor pão-dormido do que fome." E ele respondeu com o pensamento: "E melhor férias na disneilândia do que pão dormido."

Parece que há um probleminha de comunicação entre o Planeta 23 e o governo, que não o está lendo com exação. Se lesse, faria mudanças no imposto de renda. Pareço ingênuo?
DdAB
Imagem: aqui.

Nenhum comentário: