18 junho, 2012

Popper p.258

Querido diário:
Aprendi com a profa. Brena Fernandez (ver o blog B.P. sinalizado no lado direito, em meus 'Links Amados') que, se Shakespeare não tivesse existido, não teríamos o Grande Otelo, pois, naturalmente, o próprio Otelo não teria sido concebido. Então tampouco teríamos Iago e, como tal, nem Bento Santiago, ergo, nada de Capitu, nada de nada, nada de carnaval na Bahia, uma tristeza. E claro que não foi B. P. quem fez estes adendos finais. Mas ela disse, por contraste a obras que são inventadas, existem as descobertas humanas, diria eu, como a descoberta da pólvora e outras menos citadas, como o vapor e o motor a explosão, a fórmica e o tênis shoe.

O mundo, este mundo, o mundo desta postagem, divide-se, portanto, em invenções e descobertas. Aí é que Popper, Karl Popper, Karl Raymund Popper entra na dança (não é propriamente o carnaval da Bahia). Segue-se logicamente (à p.257) o que é dito na p.258 de sua "Autobiografia Intelectual", edição portuguesa:

.a. inventamos, nós, a humanidade, inclusive eu, os números naturais infinitos

.b. descobrimos os números primos.

Ou seja, uma coisa é eu ter nascido com 10 dedos e começar a contar, usar os outros (a que não me referira até agora, os dos pés) para contar até 20, voltar ao mindinho e começar novamente, chegando a 40, e assim por diante, até o infinito, ou seja, sempre tenho um n+1 na manga. E outra é eu perceber que há pares e ímpares (os tais n e 2n+1, o que não implica que haja mais pares do que ímpares, não é mesmo?). E, ainda mais abstratamente, é eu entender que há números que são divisíveis apenas por si mesmos e pela unidade, o que os faz primos. Estou na casa do pai e mãe de meus primos. Chamam para o almoço: devo encerrar.

DdAB
Imagem da bela página aqui.

3 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Isso tudo porque nós, habitantes do Mundo 2, inventamos o Mundo 3. Mas ele, uma vez existindo, criou vida própria. Por isso de vez em quando a gente descobre alguma coisinha nova por lá... Bacana, né Profe?

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

È vero, é filosófico, é B.P. O Mundo 3 me deixa nervoso, pois evoca Teillard de Chardin e a noosfera. (vou para a Britânica/Paraguaya para conferir...).
DdAB

Bípede_Pensante disse...

E vc me obrigou a visitar a Paraguaya também, mas para saber que foi o tal sujeito (never heard of him before). Meio doidão, achei.