28 junho, 2012

Desigualdade Visível

Querido Blog:
Desde ontem, faz-se farra sobre a divulgação dos vencimentos e ordenados dos funcionários públicos do poder executivo. Em particular, vi as remunerações da presidenta da república (no jornal) e de dois ou três ministros. O que achei de peculiar é que dois deles ganharam brutos R$ 45 mil, mais ou menos. Ultrapassam o teto estabelecido sei lá por quem, mas muito justamente.

Como impedir a moçada de ultrapassar o teto? Simplérrimo: cobra imposto de renda deles. Mas posso até ser preso por ficar falando isto. E como chegaram tão longe do teto? Aí foi que gelei: ganharam R$ 16 mil de jetons por participarem da diretoria da Petrobrás e da Eletrobrás.

Pensei: 16 mil? quantos salários mínimos? Qual é realmente o segredo de uma sociedade tão desigual? E qual a razão deste clube de compadres com as diretorias das empresas e bancos estatais? Talvez seja um "efeito demonstração": o trabalhador que se esfalfar trabalhando poderá também credenciar-se a receber ces jetons.

DdAB
P.S.: jetom:: terceira acepção do Aurelião: Remuneração recebida por membros de órgãos colegiados (parlamentos, conselhos diretores, academias de letras, etc.) pelo comparecimento às suas sessões ou reuniões.

P.S.S.: Imagem daqui.

Nenhum comentário: