09 maio, 2012

Sopro Nefelibata


Querido Diário:
Postagem rápida: dica do Leonardo Monastério aqui. Imagem daqui. Nefelibata? Claro, e muito mais longe do que nas nuvens sublunares. Sopro? Só propaganda... Aqui? Aqui:

Vida em outros planetas e a política industrial

Eu me lembro da equação de Drake quando penso nas chances da política de picking winners dar certo no Brasil. Tal equação fornece o número de civilizações de ETs que podem entrar em contato com a gente. (O Carl Sagan a apresenta aqui.).  A lógica é começar com o número de estrelas do Universo e então multiplicar pela fração que tem planetas, em seguida pela parcela das que tem planetas em que a vida pode surgir e assim por diante. O resultado depende de uns bons chutes, mas é um número muito pequeno.
Eu reconheço que existe a possibilidade teórica da política industrial de picking winners dar certo. Contudo, temos que multiplicar o número de empresas que - em tese - poderiam gerar benefícios para o país pelos seguintes termos:

  1. Probabilidade de o setor público ter identificado corretamente o potencial vencedor;
  2. Probabilidade de a empresa ser -de fato- a escolhida. (Muita coisa estranha pode acontecer entre o passo 1 e 2);
  3. Probabilidade de os incentivos serem bem desenhados;
  4. Probabilidade de os incentivos serem bem implementados;
  5. Tudo mais tando certo, há que se considerar a probabilidade de nenhum lobby alterar os passos 1-4 durante a execução da política industrial. 
O número de casos de sucesso será o resultado da multiplicação dessas probabilidades. Qualquer estimativa razoável resultará em um valor muito pequeno.
A possível compra da Delta pela JBS só me deixa ainda mais cético. Pelo visto, a equação de Drake Industrial deve resultar em um valor bem perto de zero.

Tomei a liberdade de escrever por lá:

Gente! Quase ia perdendo estas maravilhosas ponderações. Os espíritas creem na "pluralidade dos mundos habitados"; não sei se é por isto que -tendo lido os cálculos de Dawkins- acho que, seja como for, é provável que haja outras manifestações do que chamamos "inteligência". Da mesma forma, acho que pode haver conjunção de forças que permita a escolha dos vencedores de mais méritos (com probabilidade baixíssima). No entanto, isto é, no entanto elevado à potência bilhões, meu ponto hoje em dia é que o lobby dos industriais é muito mais forte do que o dos diretores de escola, administradores de hospitais, presídios, e outros 'bens' de mérito produzidos pelos serviços.
DdAB
p.s.: fiquei abismado quando soube que o ex-ministro da justiça, adv. Márcio Tomás Bastos representa judicialmente o sr. Carlinhos Cachoeira nestas escabeladas acusações que foram feitas contra ele. Claro que todos têm direito de defesa. O ponto é que o dr. Márcio é que deveria intitular-se impedido de defender meliantes deste porte, meliantes precisamente associados ao saque às burras federais.
p.s.s.: fiquei abismado quando soube que o ex-presidente do banco central, econ. Henrique Meirelles será o novo diretor da Delta, como diz a postagem do LeoMon.
p.s.s.s.: com esses dois peésses, só bebendo!

Nenhum comentário: