01 maio, 2012

Família, famílias: perene desigualdade

Querido Diário:
Move minha postagem de hoje a nomeação de ontem do sr. Brizola Neto ( Carlos Daudt Brizola), neto de Leonel de Moura Brizola, como ministro do trabalho da república. O do blog "Tijolaço", aparentemente um enfant terrible, com seu sobrenome e 30 anos mais jovem que moi même. Que é república? "Coisa pública"? De latim pouco entendo: res publica, res é de "Rerum Novarum", "as coisas novas". "Res, re", a coisa. Era isto? Reificação: o fetiche, o endeusamento das mercadorias.

A política virou mercadoria, afinal, por que não viraria, se -no capitalismo- tudo vira mercadoria, inclusive a honra? Estou bem marxistazinho neste Dia do Trabalho. Diz o jornal que a nomeação de Brizola Neto como ministro do trabalho foi precisamente para ter um ministro no dia do trabalho, que fazia falta há cinco meses. O anterior, Carlos Luppi (quantos pês?), foi demitido por fundadas suspeitas de aquerenciamento ao alheio.

Claro que a herança política é um dos traços da democracia brasileira. Ou seja, um aleijão da expressão política da comunidade. Como é que pode que 99,9999% dos políticos do Brasil sejam:

.a. jogador de futebol
.b. radialista/jornalista
.c. filho de político

?

Esta é a interrogação coletiva para as três questões. Que deixaram de fora deste espectro (termo usado com segundas intenções) os juízes, os detentores de cargos em comissão e outros detentores de sinecuras, veniagas e tranquibérnias? Viva o dia do trabalho, viva o feriado

DdAB
p.s.: qual é a chance de um neto de menino de rua tornar-se deputado federal? escovar os dentes diariamente? saber assinar o próprio nome? saber chutar bola de futebol com os dois pés? usar a cabeça para bonés, chapéus e piolhos? diz aí, sô.
p.s.s.: reaparecendo depois de longo período de oblivação, nosso mais querido menino de rua disse-me tudo ter lido e não entendido bem o que quer dizer perene desigualdade. ele -afirmou- sente-se igual a qualquer WASP (explicou-se: branco, anglo-saxão e protestante), só que eles tiveram mais oportunidades na vida. insinuei-lhe (pois não queria magoá-lo) que isto mesmo é o que se entende por perene desigualdade. bom sabedor, ele anuiu.

Nenhum comentário: