29 abril, 2012

É Outro Domingo de Amenidades


Querido Blog:
Hoje é domingo de novas amenidades. No outro dia, respondi -com inusitado refinamento- um questionário que campeei na Internet (aqui). Hoje faço a postagem de algo assemelhado, sugerindo que as respostas abaixo sejam modificadas para caber nas palavras cruzadas acima (por exemplo, a '40' teria resposta em alemão 'gut'):



01 - Que horas são? -Domingo, dominguinho, domingão.

02 - Nome? Planeta 23 (nome artístico).

03 - Quantidade de velas no teu último aniversário? prá que que tu que sabê isso?
 
04 - Tatuagens? Há três tatus (de pele, de toca e de nariz.

06 - Piercings? Sou mais um feijãozinho com paio e couvezinha mineira.

07 - Já foi à África? Europa, Ásia, América, Oceania e Antártida.
08 - Já ficou bêbado? Nunca, exceto exceções.

09 - Já chorou por alguém? cara, prá que que tu qué sabê isto? Já.

10 - Já esteve envolvido em algum acidente de carro? Nunca, pois jamais confessaria. E, nos milhares de casos, os barbeiros foram os outros.

11 - Peixe ou carne? Peixe ou carne. Mas a próxima encarnação reserva-me o vegetarianismo, o que muito admiro nos que praticam já nesta.

12 - Música preferida? She is a raibow, mais 26 dos Stones e umas 27 dos Beatles, fora umas 27 de Chick Corea e outras 27 (ou mais) do Penguin Cafe Orchestra.

13 - Cerveja ou Champanhe? Cerveja ou champanhe? Que você quer dizer com isto? Nâo haverá mundo para a cachaça ou o leite?

14 - Metade cheio ou Metade vazio? Se a metade cheia é a superior, aceito-a como preferida; se -ao contrário- a metade vazia é que não é inferior, prefiro-a do mesmo jeito.

15 - Lençóis de cama lisos ou estampados? Lisos ou estampados, o que importa não é tanto onde se dorme, mas com quem se o faz.

16 - Tem filme preferido? "As rosas não falam", ainda que me pareça que isto não é um filme...

17 - Coca-Cola simples ou com gelo? simples ou com gelo, o que importa é que não provoquemos degelo nas camadas polares, pois há apenas duas para todo o planeta.

18 - De que pessoa recebeu esse e-mail? presumo que de pessoa viva. Ou não?

19 - Quem dos teus amigos vive mais longe? Viver no além-túmolo é viver? Temos quase pronta a teoria dos neutrinos selecionados, para resgatá-los, bem como a todos os demais entes e incidentes queridos.

20 - Melhor amigo? O cão.

21 - Melhor amiga? Acoa.

22 - Quem você acha que vai responder a esse e-mail mais rápido? A resposta a esta pergunta, muito sábia, by the way, já está dada e dela não discordo. Se discordância tenho, talvez possamos associar à qualidade da própria pergunta...
23 - Quantas vezes você deixa tocar o telefone antes de atender? Antigamente eu deixava tocar 3.146 vezes, mas nunca passou de 10 ou 20 e paravam. Agora, prefiro contar até 3,14 e, se não conseguir passar do 3, então atender.

24 - Qual a figura do seu mouse-pad? Mouse? Pad? Em que sentido você está usando estas duas palavras? E que faz entre elas o traço de união?

25 - Pior sentimento do mundo? Vontade de repetir a sobremesa e a mãe da gente dizer que tem que deixar para os outros.

26 - Melhor sentimento do mundo? Vontade de repetir a sobremesa e a mãe da gente dizer que os outros que jejuem.

27 - O que uma pessoa não pode ter para ficar com você? Em que sentido você está usando a expressão "não pode" e em que sentido entrou na frase a expressão "ficar" e, principalmente, a expressão "com você"?

28 - Qual o primeiro pensamento ao acordar? "Amanhã, vai ser outro dia, hoje você é quem manda, falou tá falado, não tem discussão; a minha gente hoje anda falando de lado e olhando prô chão. Você que inventou este estado, inventou de inventar toda a escuridão, você que inventou o pecado esqueceu-se de inventar o perdão. Apesar de você, amanhã há de ser outro dia. E eu pergunto a você como vai-se esconder da enorme euforia? Como vai proibir [esqueci o resto]".

29 - Qual o último pensamento antes de dormir? "Vai passar nesta avenida o samba popular, cada paralelepípedo da velha cidade esta noite vai-se arrepiar ao lembrar que aqui passaram sambas imortais, que aqui sambaram sob nossos pés, que aqui passaram nossos ancestrais. Num tempo, página infeliz da nossa história, passagem desbotada na memória das nossas novas gerações, dormia a nossa pátria mãe tão distraída sem perceber que era subtraída em tenebrosas transações. Seus filhos erravam cegos pelo continente, levavam pedras como penitentes erguendo estranhas catedrais. E um dia afinal tinham direito a uma alegria fugaz, uma ofegante epidemia, que se chamava carnaval, ô vai passar, ô vai passá [voz de falsete:] vai passá! Palmas à ala dos barões famintos etc." Sem esquecer o outro rapaz [Mr. Raul Seixas] que dizia: "um palhaço que come lixo". Pode-se lá conceber um país destes, meu senhor do bonfim?

30 - Se pudesse ser outra pessoa, quem seria? Se eu pudesse mesmo, seria a mítica figura da avó do Badanha (not to speak of Badanha himself).

31 - O que você nunca tira? Este sorrizinho de mofa que deixa mofada qualquer cerveja.

32 - O que você tem de baixo da cama? Cama (é uma bicama).

33 - Qual a pessoa que talvez não te responda? Se alguém não responder é porque tem um peso na cacunda. Ou na consciência. Ou na academia (voltou para casa cansado).
 
34 - Aquele que com certeza vai te responder? O certo mesmo era "vai te" ou "vai-te"?

35 - Quem gostaria que te respondesse? A avó do Badanha, se é que tal figura mítica realmente existe, ela e seu dileto neto.

36 - Uma frase: "Eu me atiro nos teus braços feito burro no azevém" (gaúcho da fronteira).
37 - Qual livro você está lendo? Não estou lendo livro nenhum, pois estou respondendo um questionário muito maneiro. A última coisa que li foi: Qual livro você está lendo? Não estou lendo livro nenhum, pois estou respondendo um questionário muito maneiro. A última coisa que li foi: Qual livro você está lendo? Não estou lendo livro nenhum, pois estou respondendo um questionário muito maneiro. A última coisa que li foi: Qual livro você está lendo? Não estou lendo livro nenhum, pois estou respondendo um questionário muito maneiro. A última coisa que li foi: [...]”. E parei. Agora não leio nada. Lerei em breve a 39.

38 - Uma saudade? Sim.

39 - Uma característica tua: sou um verdadeiro dromedário, para quem assim pensa, por oposição aos que pensam que sou camelo e outros, ainda, que pensam que quero passar-me de pato a ganso, fora as fugas como burro quando foge, lealdade canina e tudo o mais. Ainda prefiro, no matter what you do, característica tua a característi cadela.

40 - Você tem rubrica? (ver a linha abaixo)
DdAB

p.s.: não posso deixar de registrar o seguinte trecho de um artigo da p.18 de Zero Hora de hoje, assinado pela sra. Cláudia Costin, secretária da educação do Rio de Janeiro. faço-o na linha das postagens que falaram em desindustrialização e deseducação, desindustrialização e retransportização e assemelhadas. Lá vai o trecho que segue a referência a cifras magérrimas sobre o desempenho do vital setor (sem falar na saúde, etc.):

Quais são nossas tarefas neste contexto? Em primeiro lugar, estabelecer um currículo nacional claro, que deve ser adotado em todo o país e complementado com conteúdos regionais. Alfabetizar as crianças aos seis anos, como fazem as boas escolas privadas, e, nos três primeiros anos, concentrar-se em ensino da língua e de matemática. Investir no professor, valorizando-o, capacitando-o e dando-lhe instrumentos paa o processo de ensino. Manter um bom sistema de reforço escolar, voltado às crianças com mais dificuldade em aprender. Adequar a educação a cada fase do desenvolvimento da criança e do adolescente e evitar excesso de disciplinas com carga horária diminuta, fenômeno que assola o Ensino Médio.

Nenhum comentário: