25 março, 2012

Roubalheira e Riqueza


querido diário:

parece evidente que a roubalheira pode dar cadeia, mas se o "substantivo coletivo" é muito grande, estamos falando de impunidade, o antônimo de cadeia. de outra parte, a corrupção bem sucedida gera recompensas de diversas magnitudes, cabendo ressaltar verdadeiras fortunas que foram colocadas nas meias (isto é, amealhadas, e eu disse 'meias'). neste caso, destaco um número tão expressivo de políticos que, mesmo este blog fazendo citações frequentes a nomes denunciados por órgãos da imprensa, seria fastidioso enumerá-los.

a riqueza acumulada desta forma é algo de arrepiar, especialmente num país de índice de Gini da distribuição pessoal da renda da ordem de 0,51 (conforme recentíssimas estimativas). parece-me que, se o Gini caiu mesmo, há três responsáveis: o controle da inflação galopante, a partir de  junho de 1994; o emprego criado nos últimos 10 anos; e o programa bolsa família.

do outro lado, não temos um imposto de renda sobre os rendimentos da pessoa física muito vibrante. nossa alíquota máxima chega a 27,5%, conquista dos ricos alcançada no governo Sarney, o afamado político maranhense. [como sabemos, o Aurelião diz que maranhão é: "S. m. 1. Mentira (1). 2. Intriga caluniosa; mexerico, fofoca. 3. Bras. Zool. V. flamingo.]. se não há nem imposto de renda, imagina só o que é feito com outros impostos ainda mais severos: o imposto sobre a transmissão de bens inter-vivos e o imposto sobre as grandes fortunas.

reduzir o preço do crime significa colocar magotes de criminosos na cadeia. mas também significa reduzir as recompensas ao saque bem sucedido aos cofres públicos (políticos e fornecedores). uma forma civilizada de fazê-lo é cobrar esses impostos:
.a. imposto de renda da pessoa física
.b. imposto sobre grandes fortunas
.c. imposto de transmissão de patrimônio (físico e monetário) transmitido inter-gerações.

DdAB
p.s.: hoje é domingo, acordei revolucionário.
p.s.s.: 'you may say that i'm a dreamer but i'm not the only one'.

Nenhum comentário: