19 março, 2012

Qualis A do Brasil

querido diário:
como é sabido internacionalmente, estou em meu quinto ano na condição de veramente aposentado, isto é, há mais de quatro anos, abandonei meu último emprego: professor titular do departamento de economia da PUCRS. muitas razões fizeram-me optar pelo trabalho não remunerado, chez moi. e que significa, para um aposentado, trabalhar? primeiro: concluí, associado com Vladimir Lautert, a organização do livro "Mesoeconomia; lições de contabilidade social". segundo: já fiz algumas outras coisinhas que viraram ou virarão artigos e livros publicados ou não. terceiro: não é bem o mesmo assunto. o fato é que uma das fortes razões que me levou a desistir da vida acadêmica da forma como ela se coloca hoje no Brasil é o monte de besteiras associadas ao dístico "publicar ou morrer". eu, que publiquei a vida inteira, vi que estava cada vez mais difícil manter minhas reflexões carregadas ao público. exigências tolas, além de outras cabidas, motivadas por razões descabidas. desisti. estou mais feliz. mas não estou aposentado no sentido do ócio. com efeito, além de tudo o mais, estou preparando-me para trabalhar na segunda edição de meu livro de teoria dos jogos.

neste intento, caí hoje na Stanford Encyclopedia of Philosophy. olha daqui, olha de lá, vi que há um artigo que até que nem me atrai tanto para ler com milhares de autores. para mim, um récord que nem os mais enfezados brasileiros ainda conseguiram igualar (incluindo meu velho e amado Bowles):

Autores:
.a. Henrich, J.,
.b. Boyd, R.,
.c. Bowles, S.,
.d. Camerer, C.,
.e. Fehr, E.,
.f. Gintis, H.,
.g. McElreath, R.,
.h. Alvard, M.,
.i. Barr, A.,
.j. Ensminger, J.,
.k. Henrich, N.,
.l. Hill, K.,
.m. Gil-White, F.,
.n. Gurven, M.,
.o. Marlowe, F.,
.p. Patton, J., and
.q. Tracer, D.

Título:
‘Economic Man’ in Cross-Cultural Perspective

Revista:
Behavioral and Brain Sciences

Ano de publicação:
2005

Volume: 28

Número: não especificado

Páginas:
795–815

17 autores, pelo que pude contar. parece que, contando todos os meus colegas que publicam ordinariamente, não cheguei a 12 ou 13, hehehe.
DdAB
imagem: abcz. tradução: quem acredita em verdade da verdade se evade. quem não acredita em verdade também. quem não busca a verdade pode ser que na mentira se esbalde.

Nenhum comentário: