01 fevereiro, 2012

Sobre a Formação da Agenda Política

querido blog:
nos diazinhos que fiquei sem postar, segui lendo minha inefável "Zero Hora". mas mesmo antes da "viagem", eu vira uma importante reportagem da jornalista Adriana Irion (se não lhe erro o nome) sobre o destino de 192 meninos infratores da FEBEM (ou que diabo de nome os governantes tenham-lhe dado por troca, para afirmar os valores humanos, isto é, a desenfreada corrupção e o descaso absoluto com os interesses comunitários). parece que cinco meninos, algo assim, livraram-se de recidivas, e que teriam enturmado num estilo de vida normal.

hoje, ao ler o jornal, vi direto na manchete garrafal: "Estado monta plano para conter retorno de jovens ao crime". pensei: pimba: quem faz a agenda deste estado é a Zero Hora, too bad, pois é um veículo de direita, não é um veículo sério, como tenho dito com frequência. é um dos órgãos de imprensa de um grupo tentacular que, inclusive, detém uma das três vagas (só uma?) de senador do estado do RGS e milhares de deputados e senadores. refiro-me ao fato de que o popularíssimo radialista Sérgio Zambiazi cedeu, depois de oito anos, sua vaga de senador eleito pelo PTB para a colunista Ana Amélia Lemos, agora pelo PP.

eu mesmo, quando trabalhava na Câmara dos Vereadores de Porto Alegre (1969-72?), via o puxa-saquismo daquela macacada com relação aos órgãos de imprensa. haveria algum interesse autêntico em agradar os eleitores, mas juro que o que lhes parecia o caminho certo para o sucesso seria aparecer nas páginas dos jornais. achava aquilo estranho. tão estranho como hoje acho alguns dizerem que o voto distrital destroi o surgimento de lideranças nacionais. logo eu que penso que as lideranças locais e nacionais devem surgir precisamente no "micro". e que o crescimento deverá aparecer pelo desvelo do "político" com o interesse público, sua vida reta, sua reputação ilibada. em resumo, o lugar de líder aparecer é na Câmara dos Vereadores e na dos Deputados (não esqueçamos que eu fecharia os estados e o senado...).

quando as "assessorias de imprensa" dos governantes de diferentes níveis começam a olhar os jornais para ver que notícias estão "repercutindo", estamos chegando no fim-do-mndo, especialmente marcado pelo sistema de voto proporcional, adequado para jornalistas, padres, missionários, pastores, jogadores de truco e futebol, folcloristas, engraxates folclóricos, e tudo o que o valha.

o engraçado é que sempre participou da agenda política a prioridade à educação. e, como sabemos, somos um país de uma camada de ignorância dificil de espanar. e também sempre esteve na agenda um conjunto de reformas institucionais: a tributária e a política. é mais fácil um burro desasnar-se do que este nó desatar-se.
DdAB
p.s.: a imagem de hoje não é imagem. uma vez que aprendi a baixar coisas do YouTube e ganhei de presente hoje, para alegrar meu dia, e é certo que alegrará minha existência, acho que preciso compartilhá-la com meu seleto grupo de leitores. cheguei a pensar ter achado algo mais informativo: Irina de Tal, mas tudo desvaneceu-se e nem sei se é mesmo "de Tal". nem Irina.
p.s.s.: tango, dança, show de tangos, balé criativo e maravilhoso.

Nenhum comentário: