25 fevereiro, 2012

Equilíbrio Einsteniano

querida/os blogueiras/os:
será que alguém que milita em um partido irracional (PSOL) é racional? na p.12 de Zero Hora de hoje, tem um artigo assinado por Fernanda Melchionna, vereadora deste partido. precisamos pensar no título do artigo entre aspas: "Viver é como andar de bicicleta". e nos impressionarmos com a última frase: "Albert Einstein dizia: "Viver é como andar de bicicleta. É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio."

como suspeito de tudo, ambém suspeito da autoria da frase. onde estará escrita? procurei no Google. tem quase 50 mil documentos com parte ou toda. mas não procurei diligentemente ao ponto de achar onde, bem escritinho, está o pensamento. seja como for, creio que ele é maravilhoso breve contra a irracionalidade dos economistas que consideram que o conceito de equilíbrio é pernicioso para a construção da ciência econômica. muitos dos acusadores usam como argumento precisamente a segunda parte da frase: sem movimento, não há equilíbrio. eu já lera -Raymundo Pereira no "Movimento"?- que "da contradição é que surge o movimento".

acho que isto explica tudo: há contradição entre ofertantes e demandantes. dela, há movimentos nas quantidades e nos preços que levam a um vetor preço-quantidade que gera o equilíbrio. se não gerar amanhã, pelo menos terá gerado ontem: mesmo que muitos agentes tenham ficado insatisfeito, vendendo de menos ou comprando mais do que o previsto pelos primeiros., que deverão desviar-se de seus estoques considerados ótimos.

eu já disse que E = m x c^2 equivale a x = B x f, com os símbolos de matéria, energia, velocidade da luz, produção setorial, matriz inversa de Leontief e vetor da demanda final. e claro que estamos supondo, em ambos os casos, equilíbrio, igualdades. movimento. somos racionais, afinal. ainda que haja partidos muito céleres em querer o socialismo. o que nós -adeptos da teoria da escolha racional- passamos a entender que queremos são é reformas democráticas que conduzam a ele. ele, não. não agora.
DdAB
imagem: aqui. é só procurar o "é preciso estar em movimento". pode-se até voar, por instantes, e manter o equilíbrio. equilíbrio dinâmico é o termo que me foi ensinado.
p.s.: acho que já falei que um dia falei para um aluno, que era aquerenciado com Mário Possas e outros campineiros. ele sustentou que não existe equilíbrio. depois contou-me que eu cocei as barbas (será que as portava?) e lhe disse: "se não houvesse equilíbrio, não estarias aqui". não lembro de ter dito, mas lembro de ele dizer que eu disse. se o fiz, e o faço agora, é apenas para relembrar que E = m * c^2, ou seja, um inegável equilíbrio entre matéria, energia, espaço e tempo. seria impossível que um conceito tão arraigado assim à natureza das coisas fosse irrelevante para construir qualquer edificação científica mais sólida.

Nenhum comentário: