13 dezembro, 2011

A Racionalidade da Economia Monetária

querido blog:
esta postagem bem que poderia estar localizada num marcador "Mal-entendidos", que nunca criarei. seja como for, o título que criei para ela é enganador. não quero falar sobre a economia monetária, ainda que queira fazê-lo sobre racionalidade.

é que no outro dia, vi um mendigo receber uma moedinha de R$ 1,00. também vi que, ao tentar inseri-la em seu porquinho da caderneta de poupança, ele fez-se trêmulo e a derrubou sobre a via de rolamento da avenida. aí é que pintou o substantivo "racionalidade" do título da postagem. e se trata, a meu ver, de racionalidade substantiva, no sentido de otimização de alguma função que lhe habita/va a cabeça.

creio que, na intenção de minimizar o tempo desperdiçado em reparar o tresloucado ato de jogar dinheiro ao chão (o que não foi, alegou, depois, no bar, ele, para mim mesmo ou meus prepostos), ele - ao soerguer-se, depois de ter empalmado (?) a moeda - ia colocando-a no orifício do afamado porquinho da poupança.

se isto não é racionalidade substantiva, pensei, minha avó é bicicleta.
DdAB
a bicicleta é daqui. o contraste entre os trajes do mendigo e os do estudantezinho oxfordiano não poderia ser mais iluminador.

Nenhum comentário: