21 dezembro, 2011

Osman e a Indução

querido blog:
o Osman de que falo é Osman Lins. o livro de que falo é "Nove Novena", uma ediçãozinha Guanabara, 1987. o original, diz-se, é da Martins, de São Paulo, em 1966.

o de que falo é da p.47:

Precisei lutar, em casa, contra a resistência dos mais velhos: afirmam que os papagaios trazem para a terra micróbios de bexiga [varíola], soltos na altura. Parecem ter razão, eu mesmo já os vi; e é sempre em outubro, depois das pandorgas, que surgem na cidade os bexiguentos, a febre, outras doenças.

não é uma lógica escorreita, admirável?  a diferença é que, naqueles tempos de um pouco depois de 1966, falava-se que não se deve confiar em ninguém com mais de 30 anos. ou seja, quem nasceu a partir de 1981 safa-se por um aninho...

não resisti e botei na ilustração desta postagem o link para o maravilhoso site do romance "Avalovara". parece que o primeiro conto do livro "Nove Novena" (ou seja, "O Pássaro Transparente") é um prenúncio do que viria a ser o maravilhoso e cerebral romance.


e a ilustração é de lá mesmo.
DdAB

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Que lindo isso, Professor.
Esse final de ano te pegou inspirado... Só não consegui entender porque a indução do Osman entrou no marcador TER Equilíbrio, mas tudo bem: está valendo.
E Merry Christmas again,
BP.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, BP:
pensei que, como todos sabemos que ano que vem haverá pandorgas e o resto, inevitavelmente, achei que isto era indução sobre o rumo dos acontecimentos futuros baseados no pretérito prefeito.

seja como for, boas festas.
DdAB