03 novembro, 2011

Democracia e Liberdade

querido diário:
depois de ter falado ontem em "trabalho morto", recebi um bem-humorado comentário de Daniel Simões. e decidi ir um passo além naquela viagem de ajudar a espalhar que "Marx é o mais morto". hoje em dia, já consigo dizer: "Marx está ok, mas arranjou cada seguidor que... sai de baixo". claro que Marx tampouco está ok 100% do tempo. há coisas que hoje sabemos que talvez ele soubesse, mas não escreveu. por exemplo, toda sua teoria monetária não foi escrita pensando na moeda fiduciário e acho mesmo que nem banco central estaria embutido em seus escritos (inclusive as teorias da mais-valia). quer mais? hoje, não, pois quero falar mais de "política" do que de "economia".

mas um assunto puxa ourtro e vi-me pensando na Deutsche Demokratik Republik, sei lá se tem tanto kkk. hehehe. o fato é que minha temporada vivendo como um brasileiro em Berlim, até com mais amigos americanos do que alemães ou mesmo brasileiros, fui entendendo aos poucos por que o comunismo (que pouco ou nada tinha a ver com aquelas coisas da Crítica do Programa de Gotta, do velho barbudo; by the way, Engles apenas deixou crescer a barba depois de ter-se aposentado da condição de empresário).

pois o que quero dizer é muito simples: democracia, como em Cuba, Venezuela e outros, inclusive a tal demokratique republique alemique não valem. o primeiro princípio (da sociedade justa de John Rawls) é que todos gozarão da maior liberdade possível compatível com a dos demais. assim, n~´ao pode nomenklaturas terem mais direitos do que os outros.
DdAB
imagem: aqui.  fala-se em liberdade de escolha. podemos até escolher a "lata" do dia! não sei se minha visão prejudica, mas -de longe- evoca-me René Magritte.

4 comentários:

Anônimo disse...

É meu caro Duilio, assim como a janela quebrada não gera riqueza, os recursos expropriados através do judiciário também não geram prosperidade.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e tem aquele tributo lá deles com "pagamentos de custas", uma coisa destas. é outra vergonha que o poder judiciário tenha, em sua tesouraria, órgãos encarregados de arrecadar receita.
DdAB

Anônimo disse...

Tem taxas e mais taxas, usurpa da sua competência, tem nepotismo e incompetência também. Nada diferente dos outros dois poderes. Frase divulgada pela Associação Brasileira de Direito e Economia: "Um advogado que não estudou economia (...) pode bem tornar-se um inimigo público."

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

e eu até diria mais: um economista que não estudou a teoria da escolha pública também.
DdAB