15 novembro, 2011

Caos & Entropia

querido diário:
tenho rosnado imprecações contra o conceito de entropia, que me foge como a ordem do armário. tenho tossido para descrever o caos que, aparentemente, não é seu sinônimo. à propos, li algo em meu amado livro "Dialética para Principiantes", de Cirne-Lima que achei poderia dar um bom resumo do caso. mutatis mutandis, ele disse, ou seja, ele não disse e eu é que digo que ele poderia ter dito:

caos é totalmente indeterminado; não há nele coisa ou seres com limites ou contornos.

então achei bom dizer despedida:
DdAB
imagem: caótica.
p.s. e, além disto, parece que a confusão entre modus tollens e modus ponens resolve-se da seguinte maneira: uma vez que o modus tollens nega pela negação, este to-llens pode ser traduzido como to lie, ou seja, uma imprecação mentirosa contra a conclusão que, ao se associar a uma imprecação falsa sobre a premissa, condena-se ao opróbio das proposições consentâneas. se tudo estivesse correndo bem mesmo eu acharia a tecla do "italizar" e teria itálico em todas as expressões estrangeiras. comme il faut.

2 comentários:

Bípede_Pensante disse...

Nossa Professor, mas o que foi isso? Coincidentemente, ontem ou anteontem minha filha me perguntou o que era entropia e eu precisei olhar na Wiki-paraguaia pela enésima vez para tentar entender e depois tentar explicar. Aí me lembrei que já fizera aquilo antes outras vezes. Ou seja, cheguei à conclusão que jamais entenderei esse negócio direito. Mas quando leio vc escrevendo isso, não consigo evitar pensar que é gozação tua...

Anônimo disse...

Olá. Se quiserem uma ajuda quanto a isso de ENTROPIA escrevam para "19ruela48@sapo.pt" pode ser que nos entendamos...
"terrestre"