04 novembro, 2011

Busca da Ciência Única

querido diário:
uma das visões que nós -os nascidos no século XX- herdamos do século XIX é a noção de que o homem é absolutamrnte superior aos demais animais. inclusive ao ponto de, quando alguns cientistas sociais falam em relações sociais, eles não terem o menor registro em seus movimentos neurológicos de relações encetadas pelas abelhas, formigas, bactérias, ofídios e outros seres sociais. pensar em macacos e nossos irmãos antropóides parece uma heresia. hoje, qualquer biólogo sabe que há este continuum. os chomskianos tentam desesperadamente dizer que a linguagem é o traço exclusivamente humano. os etologistas já chegaram a contar, nos macacos vervet africanos, um vocabulário de 10 palavras.

o antropocentrismo não permite pensarmos que as próprias relações entre homens são bastante estudadinhas por vários tipos de profissionais. e que não estamos perdidos no meio do deserto. sabemos montanhinhas de coisas sobre nossos semelhantes, há vários séculos. e, na atualidade, podemos dizer que temos uma boa ideia da direção que a pesquisa séria deve percorrer. se é mesmo verdade que o homem está no centro do mundo (da cadeia alimentar, para o que interessa) é porque ele criou armas mais potentes do que as esgrimidas pelos demais seres vivos.

mas toda cadaeia alimentar exige predações. um pé de alface, uma jaboticaba, um porquinho aqui, outra gazela acolá. aprendemos montanhas de coisas sobre a agressividade em resposta à escassez, ao excesso populacionais, à agressão externa, e por aí vai. minha esperança é que, em menos de 1.000 anos, tenhamos resolvido os problemas mais inquetantes.
DdAB
p.s.: cara, olha só de onde tirei esta imagem: zzzz.

Nenhum comentário: