11 abril, 2011

Cete Vuvulezas

querido diário:
hoje escrevo à noite, por problemas diúrnos. mas escrevo sobre problemas de pronúncia. não apenas porque milhões de pessoas não sabem pronunciar meu nome, mas principalmente porque meu nome não me dá milhões de xarás. por exemplo, sempre sonhei em ser Duilio Gates, ou Duílio Lula da Silva, esses self made men que amealharam fortunas incalculáveis para si e para suas famílias.

seja como for ONE, acabei de passar pela frente do Clube CETE, aquele que ficou fechado por algum tempo, esperando uma reforma que deveria ser concluída no dia 15 de dezembro findo. foi-o (falo da rima com aboio) uns três meses depois. cheguei a pensar que os R$ 3 milhões que a placa informava ter sido o custo da obra tomaram chá de sumiço. mas isto é assunto para contador, para os que propugnam pela existência de uma lei do orçamento no Brasil. CETE quer dizer Centro Esportivo Tou Esquecendo o resto. mas o interessante é que meus vizinhos do Menino Deus, pelo menos milhões deles, falam em "sete", capturou? ou seja, quando li "cete" pronunciei "sête", mas quando leio "sete" pronuncio "séte". compreendeu?

de outra parte, parece-me até já ter feito registro neste blog do troca-letra hortelinístico que fiz por aqui há alguns anos, ou melhor, há menos de um ano, quando uma nova maldição estava para ser lançada sobre a humanidade. eram as vuvuzelas. no verbo "zelar", dizemos "tu zelas", ou seja, "tú zélas". o interessante é que eu troquei as sílabas e li "vuvuleza" e, claro, pronunciei como "filete". como sabemos, a pronúncia correta é como em "suzete".
DdAB
p.s. tire a fonte das vuvuzelas d(aqui).

Nenhum comentário: