30 março, 2011

30 de Março: dia de muito...

querido diário:
como facilmente podemos intuir, o dia 30 de março, em sua repetição histórica e insofismável, é um dos mais importantes da saga da humanidade, este povo astronauta. pelo menos há dois ou três anos, esta data passou a adquirir significados que apenas a poesia pode apreender em sua plenitude diáfana.

neste dia 30 do ano de 240 a.C., por exemplo, o Cometa Halley foi fotografado! ou pelo menos há relatos que falam do assunto. em 30/mar/1842, foi feita a primeira cirurgia com anestesia (Sedare Dolorem Opus Divinum Est), o que foi muito importante para, anos depois, começarmos a fazer transplantes de corações, nem todos combalidos pelo Mal de Cupido (também conhecido como Mal de Amor). em 30/mar/1947, minha mãe já estava esperando o descobridor do Planeta 23, diferentemente da mãe de Ryszard Kotla, que o deu à luz precisamente nesta data. aos 30/mar/1974, nasceu TAmislav Butina, jogador de futebol croata, expandindo as regularidades brincalhonas de Moacyr Scliar e os sobrenomes que condicionam destinos. há dois anos, ocorreu o fundamental, o evento consagrador desta data como uma das mais marcantes da humanidade em sua trajetória neste planeta de 24 horas (dizem alguns que quem despende uma hora inteirinha fazendo pilates com o prof. Marcelo Baimler traslada-se para um planeta de 25 horas, ou seja, ganha uma hora extra inteirinha...). a prova da importância da data de hoje é dada pelo seguinte soneto, em que se destaca a rima refinada e o -como disse o colega Carlos Drummond de Andrade- sentimento do mundo.

Soneto n°1
Marcelo Baimler

Na multidão, olhando para o nada
Penso em ti em todo momento
Cercado por muitos, na imensidão desse sentimento
Solidão desenfreada 
A solitude faz-me refém
Sem teus encantos, sou ninguém
Se o destino me castigar, e te perder
Não resta nada, apenas morrer

Somente por um momento
Diga que já és minha
E finda este atrós sentimento
Por toda eternidade
Vou te seguir, te venerar
Meu anjo, minha divindade
(28.03.11)
então vamos comemorar. e esperar por novas contribuições. inclusive um haikai já prometido por meio de um contrato liminar firmado entre o poeta e o blogueiro...
DdAB
p.s.
a ilustração, a flauta mágica, a magia, a frase do Google Images: (aqui).

4 comentários:

Ingrid Flores disse...

Olá Duilio, bom dia!
Trabalho na Enfato, uma assessoria de imprensa de Porto Alegre. Fazemos assessoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), o qual realiza o Fórum da Liberdade.
Gostaria dos contatos (e-mail e telefone) do autor do blog, pois estamos montando um mailing com blogs sobre assuntos em torno de economia, liberdade, redes sociais e inovações. Pode enviar para ingrid@enfato.com.br

Obrigada desde já e aguardo retorno.

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

tá respondido! tá retornado.
DdAB

Tania Giesta disse...

Duilio: pelo que entendi ,hoje é aniversario de teu blog, é isso?
Meu raciocínio anda lento, culpa do trabalhinho acadêmico...RISOS

Se for, aceites meus cumprimentos, tenho muito carinho e admiração pelo PLANETA 23 e pelo seu criador!
abraços

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oi, Tânia:
muito obrigado pela interpretação e os votos de sucesso. a verdade é que estava precisando deles, ainda que eu nem lembre direito do aniversário da instalação do blog aqui no Google. será, digamos, no final de setembro, que comecei em 2008. o primeiro blog da história é também de setembro, só que de 2004.
DdAB