15 novembro, 2010

Cabazes do Passado Recente

querido diário:
 o passado recente refere-se a dois momentos. o momento em que o Brasil tinha (e ainda tem) o mecanismo de redistribuição de oportunidades de consumo por meio de um programa de distribuição de uma "cesta básica". e o outro momento é o em que vi no blog Vento Sueste uma postagem indagando se não seria mais simples dar dinheiro aos pobres, ao invés de dar-lhes a cesta básica. quer detalhes sobre esta postagem do Vento Sueste? clique aqui: http://ventosueste.blogspot.com/2010/11/nao-seria-mais-simples-dar-dinheiro.html. ao fazê-lo, seremos reendeerçados para: Cabazes de ajuda alimentar geram desperdício e são pouco diversificados.

suspeitei que "cabaz" é "cesta". não é palavra do português-brasileiro contemporâneo. nem chega a ser uma diferença semântica, dizia-me a Profa. Iracema de Alencar (ou outra). trata-se apenas de palavras mais usadas aquém-mar do que além-mar, se é que o "aquém" quer dizer Portugal. nem lembro bem onde foi que vi esta palavra, mas o fato é que, dada a suspeita ligada ao assunto e a consulta ao dicionário, tornou-se claro que eu já a vira, ouvira ou lera. e eu sempre soube que, em espanhol, canasta é a mesma coisa, o que me lembra Mato Grosso e as canastras, para não falar no jogo carteado. dito isto, voltemos ao tema.

no Brasil, os mecanismos redistributivos do tipo "cesta básica" estão sendo progressivamente substituídos pela renda básica da cidadania. como sabemos, esta é obrigação legal do governo brasileiro, que oficializou-a por meio da lei n.10.835/2004, ou seja, mais de um lustro. veja a respeito o seguinte link:  http://www.rendabasicadecidadania.org/page1.php. se o assunto está engrenando, ver também: http://recivitas.org.br/artigosepublicacoes.php.e, claro, a www.basicincome.org/bien/ .

e, já que estou falando no assunto, olhar meu "eu sou". parece-me óbvio que a renda básica universal tem que ser universal, tem que ser renda (não pode ser dada em espécie, em cabazes, ou onde quer que queiram os poderosos, vendedores de alimentos, correlatos).

da BIEN, somos remetidos a: http://www.bien2010brasil.com/, que apresenta informações e papers do congresso brasileiro de junho-julho/2010 em Sampa
DdAB

Nenhum comentário: