15 julho, 2010

Linhas Tortas

querido blog:
hoje vi no jornal duas manifestações de escrever torto por linhas tortas. a primeira diz respeito à lei revanchista de algum deputado corporativista que apresentou um projeto que já foi aprovado numa comissão extraordinária exigindo que "jornalista" seja o neguinho diplomado em escola de jornalismo. uma singlemidedness de fazer corar qualquer mente com traços medianos de cultura e informação. apenas deficientes cognitivos agudos é que podem pensar que uma faculdade ensina algo realmente diferenciador a alguém. não falo de tudo quanto é faculdade, mas -com certeza- economia, jornalismo, biblioteconomia, arquivística, tradução de textos, essas coisas que vexam as letras em geral. (ZH, p.43)

segundo: "Não existe uma pesquisa científica que comprove que a adição de flavorizantes faz mais mal à saúde [...]". quem disse isto? Hermes Lorenzon, que assinou matéria da p.42 de ZH e que "[...] viajou para Buenos Aires, Argentina, a convite da Philip Morris". Philip Morris é uma empresa produtora de cigarros, bichinhos que causam adição, câncer do pulmão, da boca e de uma turma enorme de outras peças do corpo humano. quem disse a frase transcrita acima or Hermes Lorenzon foi o presidente da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Tabaco do Ministério da Agricultura, Romeu Schneider. parece evidente que o Ministério da Agricultura não é o Ministério da Saúde. os animais sabem que este negócio de "pesquisa científica" é puro jogo de palavras para dizer que os que querem regulamentar o vício maldito estão contra a evidência científica. ademais, imagino, poder-se-ia argumentar, o câncer tem cura, cada vez mais. uma razão importante para se continuar a produzir o fumo "burley" é que ele-vício-varietal sustenta 50 mil famílias. ou seja, num cálculo utilitarista simples, se as famílias infelicitadas pelo tabaco forem menos de 50 mil, não há como proibir o vício, não há como proibir o consumo em locais públicos, não há como fazer nada. o fumo faz bem a 50 mil pessoas. o Ministério da Saúde não sabe disto. o presidente Romeu é que sabe das coisas. só bebendo, se é que bebida não faz mal ao coração, ao pulmão etc..
DdAB
captura da imagem: professores make the world go round: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhYvHPbuwy-j9ki_N8Bj4AG39jYxg2J6LkqUNkYQCk5HW95lblsHxg8Fy9RCE-bSGcVQIE29AAGIw7sm1CvAsMnUetKRyaRho4FWgP5YNSN5au004JnTfAmQ8-dsRPoa0NUKq8ldEbBMBJG/s400/linhas+tortas.jpg.

Nenhum comentário: