13 julho, 2010

Consolos no Futebol e na História

querido blog:
dizem que o homem tem mais a cara de seu pai do que a de seu tempo. dizem? se lembro, li esta sentença no livro de Edmund Wilson sobre a revolução russa, atribuída a Michelet de Tal, um historiador francês que, para os não iniciados do século XX e séculos posteriores, parece um desconhecido do porte de um Diderot ou de um De Sicca, ou me equivoco?

então, claro, como não abalar-me com o fracasso de algumas previsões que fiz para o campeão mundial de futebol e os acertos do polvo cuja foto editei comovido, como vemos? previ que a seleção do Brasil seria campeão, com 3 x 1 sobre a da Argentina. depois, mantive o escore e previ que ele seria atribuído a Alemanha 3 x 1 Holanda. previ que a Espanha iria acabar com suas touradas anti-democráticas (e com as eventuais touradas democráticas também, se as houvesse). e que os incas e maias do século XVI seriam desmafaguifizados, sendo declaradas sem valor as chacinas perpetradas por nossos antepassados ibéricos. jamais previ que os espanhóis do século XXI seriam campeões mundiais de futebol, pelo menos não antes do século XXII ou XXIII. prevejo, finalmente, que críticos ranzinzas dirão que o campeão não foi a seleção da nação espanhola, mas o combinado Barcelona Futebol Clube.

de outra parte, qual o outro lado das previsões? parece-me que são as interpretações. ou seja, as leituras ou releituras do passado, à luz -claro- do conhecimento presente. gente do presente olha para trás, lembra de coisas e traços que faz, que comporta simultaneamente na mente (epa, isto passa a virar poema rimadinho) e dizem coisas que olvidam e de que até os deuses duvidam.

primeiro, interpretei o significado da história como o culto aos antepassados. depois, parecido, pensei na dívida para com os ascendentes, ou mesmo o desprezo -depois de alguns momentos de choque- a que relegamos suas mortes. "história" -pensei comigo- "é o crédito que damos para as gerações futuras, para o futuro, a certeza de que seremos sucedidos, de que teremos descendência, de que nossa existência teve imanência".

tendo pensado isto, achei melhor encerrar esta postagem.
DdAB
captura da imagem: não podia deixar de registrar a sensação midiática do momento, o famoso polvo que previu todos os resultados da Copa do Mundo, com precisão milimétrica. também falou-se em periquitos e outros vertebrados. e terei ouvido dizer que, em Jaguari, um cão vadio previu os resultados da Loto para 123 anos. http://www.diariodopara.com.br/imagensdb/092855paul.jpg.

Nenhum comentário: