06 junho, 2010

Anagramas

querido blog:
sou leitor sistemático de Machado de Assis já uma década. há meses, não leio algo "palpável", o que começarei em breve, pois a saudade apertou... seja como for, foi com ele que aprendi a palavra "entrudo" e que cheguei a pensar (antes de olhar o dicionário) tratar-se de um jogo de cartas, alguma variação lusitana do pôquer. não é, as figuras são carnavalescas. eram danças populares na segunda parte do século XIX.

be however it may, MdA usava dezenas de pseudônimos, e até há escritos anônimos que hoje os especialistas lhe atribuem. falando em seus pseudônimos, meu admirado Raymundo Magalhães Júnior disse: "Dado também [a exemplo de vários escritores listados] ao uso de pseudônimos era Joaquim Norberto de Souza e Silva, queora assinava Junor Achimbert, ora coisa parecida, de teor sempre enigmático."

Tratava-se de um colaborador do "Jornal das Famílias", em torno de 1866, conforme li nas p.6-7 Prefácio de "Contos Avulsos" (Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1956). Contos machadianos, prefácio magalhaniano. Por contraste a este mundo dos anagramas etc., o primeiro a que fui submetido era a Companhia Atarip de Petróleo, lá do livro "O Poço do Visconde", meu primeiro curso de geologia e economia política do petróleo, dado pela literatura infantil de Monteiro Lobato.
DdAB
sobre a captura: ver http://purl.pt/4892/1/, que me veio da busca simples no Google Images.

2 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Oi Duilio!
Entrudo é uma palavra que aparece em algumas canções carnavalescas do Recife. Concordo contigo - ela lembra coisas muito diferentes do seu real sentido.

Monteiro e Machado: dois gigantes.

MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

oba!
de volta!!
a poeta giganta!!!
DdAB