09 junho, 2010

9% etc.

Querido Blog:
Não, não foi por acidente que capturei esta foto. queria ilustrar o estrondo com que foi saudado o crescimento de 9% da econonomia brasileira com relação ao primeiro trimestre de 2009, um de crescimento negativo. Claro que 9% é um monte, claro que haverá pressões inflacionárias, não pode deixar de haver, são leis mais imponentes do que a lei da gravidade.

agora, não foi acidente, mas um gesto acidental, mão trêmula, levou-me a espichar a mão para apagar o CD player do carro às 19h00 de ontem, mas sintonizei "A Voz do Brasil". disque é getulista, concluiu-se que terá nascido "A Voz do Brazil". quero que a chapa Serra-Dilma prometa extingui-la. e não é apenas isto que quero de um governo decente. bem, aí começam os problemas. que quer dizer "decente"?

Em poucos segundos, ouvi alguns disparates, até que chegou-me aos ouvidos, anunciado por dois jornalistas -possivelmente portadores de diploma, de bons bancos escolares, aquele rubbish-, o som do Presidente Lula Himself. Disse-nos ele: "quando eu falei em 'marolinha' para descrever aquela crise internacional de 2008, tacharam-me de doido." Aí garrei-me a pensar: "que tal entrarmos com uma liminar e requerer que aqueles que se enganaram nas previsões catastrofistas e o chamavam de doidos seriam obrigados a pagara um quilo de alimentos não perecíveis ou passar a chamá-lo de 'sensato'."

Em particular, comentei bastante aqui mesmo três epifenômenos:
.a. a frase de Umberto Eco que, ainda ontem, voltei a lembrar, um breve contra os catastrofistas: "não espereis demasiado do fim-do-mundo".
.b. as milhares de frases de Nouriel Rhoubini, cronista de Carta Capital. parece que já saiu.
.c. as malhares (sempre bombásticas e malhativas) de frases de Paulo Brossard, cronista de Zero Hora.
DdAB
captura da imagem: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5spTX5dmgrzRz5uq3TxpskQG5atlc1WvjGWnkwHI9zW5_kpvty5XI9AtiuVC_pkHYIjU6VlCTWr1xkZLTYHk4r0Lj9uMJfTdr7seEJL3VAjbO7GLXjqd3dkHkPqoK6GOEAsleNGQ5pOPG/s400/999999999999.jpg, ou seja, com um inocente "999999", o Google Images deu-me esta foto. fiquei pensando: é gente pacífica e despossuída ou um exército de despossuídos. palestinos? parece. e pensei: "como seria bom se nosso maravilhoso e pacífico país pudesse reunir suas populações marginais, os que vivem abaixo da linha de pobreza, organizar um acampamento destes, com luz elétrica, psicólogos analógicos, tudo aquilo e começar a dar-lhes vida decente. a marginalidade desértica deles é uma vergonha. a nossa marginalidade urbana, também.

4 comentários:

maria da Paz Brasil disse...

Eu era um dos catrastofistas no grupo dos anônimos. Mas devo reconhecer que Lula tem muita sorte, viu? Estou torcendo pra que ele mantenha a sorte ao seu lado em relação à camaradagem com Ahmadinejad.
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é, da Paz, eu também. o "ambiente macroeconômico", em minha opinião, se deve ao FMI e às metas de inflação. Lula parece-me genial em ter enquadrado o mundo para fazer respeitaram estas disposições. e a história iraniana ainda fico sem saber o que deu no Itamarati, parece coisa de café passado...
DdAB

maria da Paz Brasil disse...

Ei, Duílio, tambem fico perplexa com a anuência do Itamaraty em questão tão delicada. Lula cometer erros, tudo bem; vem alguem mostra o erro, pede, e ele volta atrás. No caso do Irã houve concordância do Itamaraty e aí dá pra imaginar que Celso Amorim deve ter feito muita cola na faculdade lá da Zambezia, onde ele deve ter estudado.

Existe um estudioso destas questões, que deves conhecer, Robert Aumann, ele estuda esse tipo de assunto aplicando a teoria dos jogos, que tanto amas.. Ele vem arrasando com o Brasil por causa das posições tomadas pelo governo. Uma frase marcante que ele diz é:” Fazer concessões é o pior caminho para conseguir a paz”. O Brasil no governo Lula já quebrou a cara várias vezes por fazer concessões, principalmente aos malucos do socialismo bolivariano.

Quanto ao ambiente macroeconômico acho que continua sendo a boa esteira de fundamentos da economia que foi mantida do governo FHC. Além disto há de se considerar a quantidade de dinheiro em caixa vindo das exportações que tambem deslizam sobre a mesma esteira...

Pra mim, o grande mérito de Lula, alem da capacidade que ele tem de se comunicar com as classes C e D , foi a elevação da renda dessas classes- com os efeitos colaterais positivos para a economia – resultado dos diferentes tipos de bolsas/ajudas. Espero que essas ajudas sejam mantidas pelo próximo governo. Porem com alguma meta de chegada para os beneficiários. Acho que da forma como está elas têm um aspecto deletério embutido que é o não compromisso dos beneficiários com a produção.

Não gosto de discutir economia e política escrevendo. Mas, vamos lá.
Beijão.
MdPB

... DdAB - Duilio de Avila Berni, ... disse...

é, garota! de minha parte, tinha que ter a renda básica (com R$ 500 por brasileiro economicamente ativo, vão-se apenas 40% da renda interna bruta (sobram 60% para o que os ganhadores dela quiserem). e mais R$ 1.000 para quem quiser trabalhar na Brigada Ambiental Mundial. o probleminha é que se todos quiséssemos a BAM, já iriam 120% do PIB, mas aí reduziríamos um pouco estas duas cifras. ademais, o crescimento econômico em 10 anos, viabilizaria novamente cifras gordotas.
DdAB