13 abril, 2010

sinecuristas

querido blog:
a primeira vez que ouvi a palavra "sinecura" e seu praticante, o "sinecurista", ocorreu com minha condição de aluno da disciplina de contabilidade social, há milhares de anos. hoje decidi falar sobre o que diz Aurelião:

sinecura: [Do lat. sine cura, 'sem cuidado'.] S. f. 1. Emprego ou função que não obriga ou quase não obriga a trabalho; prebenda, veniaga.

já não sei o que é "veniaga. lá diz ele:

veniaga: [Do mal. bernyaga, 'comerciar, mercadejar'.]
S. f.
1. Mercadoria, artigo, produto.
2. Comércio, tráfico.
3. Fig. Trapaça, tramóia, tranquibérnia.
4. Procedimento de agiota.
5. V. sinecura.


claro que sei o que é prebenda, mas não sou tão familiarizado com tranquibérnia, meio aparentado com os Bêrni? seja como for, aparentemente, um indivíduo detentor de uma sinecura não é, dir-se-ia, trigo limpo. por seu turno, falar em "Do mal. bernyaga" certamente nos lembra do MAL*, o Movimento pela Anistia aos Ladrões*, ou seja, o movimento que pretende instaurar a moralidade na política brasileira daqui a 20 anos, de sorte a deixar a atual geração de dignitários à vontade para criar regulamentações anti-furto incidindo sobre seus sucessores.

e que dizer do presidente do Banrisul (ou seja, funcionário público, ou seja, banqueiro indicado por político) que foi indicado pela governadora Yeda para compor o tribunal militar? digo que, se bem lembro, andaram falando em fechar o tribunal militar. o desastre do governo Yeda é algo a enlouquecer gregos e troianos. e indicar um rapaz de tradição bancária, a fim de julgar os crimes militares é casca grossa. e, pior, não julgar nada, pois o tribunal está em processo de fechamento.

e sempre me pergunto: como é que faz para ganhar este tipo de nomeação, eu que tanto entendo de crimes civis e militares? ou todos nos locupletamos, ou restaure-se a moralidade (nesta ordem, né?).
DdAB
ver: http://sinecura.be/images/logo.gif

Nenhum comentário: